Internacional Titulo
Visita Joseph Kabila aos EUA não deve mudar relações
Das Agências
30/01/2001 | 18:30
Compartilhar notícia


A visita do presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, aos Estados Unidos nesta próxima quinta-feira não implica mudanças na política dos EUA para o antigo Zaire, informaram dirigentes norte-americanos nesta segunda-feira. Também não está previsto ainda um encontro particular entre Kabila e o presidente americano George W. Bush.

O presidente da RDC chegará nesta quinta-feira para uma visita de 48 horas a Washington e Nova York e se reunirá com o secretário de Estado Colin Powel e outras autoridades do departamento de Estado.

"Obviamente, vamos dizer-lhe o que sempre temos dito sobre a RDC: é imperioso chegar à paz neste país e em toda a região", disse um funcionário de primeiro escalão do governo norte-americano.

Os EUA, a ONU e outros países levaram o ex-presidente e pai de Kabila, Laurent Desiré Kabila, que foi assassinado, a firmar acordos em 1999 para acabar com o conflito entre o governo da RDC -apoiado pelo Zimbábue, Zâmbia e Angola- e grupos rebeldes apoiados por Uganda e Ruanda.

Um dos objetivos da viagem de Kabila é participar de um "café da manhã religioso" anual na quinta-feira pela manhã, em Washington, organizado pelo Congresso e com a participação de Bush, como informou o governo congolês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;