Nacional Titulo
Cadeia de Betim tem nova rebeliao
Do Diário OnLine
09/12/2000 | 18:18
Compartilhar notícia


O Centro de Remanejamento de Presos da Secretaria de Segurança Pública de Minas (Ceresp), conhecido como Cadeiao de Betim, na regiao metropolitana de Belo Horizonte, passou por nova rebeliao na manha deste sábado, com um saldo de 19 feridos, segundo a Polícia Militar. Esta é a terceira rebeliao no local em pouco mais de 30 horas.

Na noite de quinta-feira e durante a madrugada de sexta-feira, os detentos se amotinaram e destruíram metade das 124 celas do presídio. O detento Ronaldo Juvenal da Silva, 25 anos, morreu na ocasiao. Com o motim deste sábado, 70% das celas foram destruídas. Todo o pavilhao B da prisao, que abriga 396 internos, foi danificado.

O motivo para a nova rebeliao, iniciada por volta das 9h deste sábado, seria a falta de água, que já assola o presídio há três dias, e os maus tratos que os carcereiros estariam impondo aos detentos. A direçao do presídio, por sua vez, alega que o levante começou por causa de uma tentativa frustrada de fuga.

A Polícia Militar tomou o local e usou bombas de gás e balas de borracha para dispersar a confusao. A direçao da Cadeia alega que os 19 ficaram feridos por conta de brigas internas e pelas balas de borracha disparadas durante a repressao.

O Cadeiao foi inaugurado em setembro deste ano, como uma soluçao para desafogar as delegacias de Belo Horizonte. No entanto, o presídio já está superlotado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;