Internacional Titulo
Francês que destruiu McDonald's é considerado herói
Do Diário do Grande ABC
02/07/2000 | 17:07
Compartilhar notícia


Um camponês francês começou a ser julgado na sexta-feira por ter atacado uma lanchonete do McDonald's em um protesto contra sançoes americanas ao queijo francês.

Transformado em símbolo dos protestos antiglobalizaçao, ele foi recebido por milhares de simpatizantes na cidade de Millau, no sul da França, onde a lanchonete foi destruída.

José Bové, líder de uma associaçao de camponeses da França, já foi chamado de "Robin Hood camponês" pelo jornal francês Libération, e as comparaçoes com o ídolo francês das histórias em quadrinhos Asterix sao mais do que óbvias. Além do farto bigode, Bové, como Asterix, está defendendo a França do invasor externo, no caso, os Estados Unidos e a cultura americana.

Apesar de ter virado um herói, Bové pode ser condenado a até cinco anos de prisao e a uma multa de até US$ 71,5 mil.

A Confederaçao Camponesa, liderada por Bové, está promovendo shows de graça de bandas de rock nesta noite em Millau para marcar presença no julgamento.

As sançoes contra as quais Bové protestou foram autorizadas pela Organizaçao Mundial do Comércio no ano passado, como compensaçao pelo boicote francês à carne americana tratada com hormônio.

As informaçoes sao da BBC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;