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Ford Fiesta 1.0 vira Flex
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
22/08/2006 | 21:40
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A demora para o lançamento do motor 1.0 bicombustível pela Ford foi justificada com uma analogia ao vinho: quanto mais envelhecido, melhor.

A primeira a apresentar a tecnologia flexível foi a última das montadoras a incorporar o sistema em seus carros. O RoCam 1.0 Flex, no entanto, chega ao mercado com inovações mecânicas e sem custo adicional ao cliente. Para a versão hatch, o preço do Fiesta começa em R$ 29.320; já para a Sedan, o valor parte de R$ 31.390.

A nova motorização gera 71 cv de potência com gasolina (antes eram 66 cv) e 73 cv com álcool. O torque também aumentou. Agora são 8,9 mkgf com gasolina e 9,1 mkgf com álcool a 4.750 giros. O modelo, tanto hatch como sedã, não sofreu modificações de estilo ou de acabamento.

Entre as mudanças mais significativas na motorização destaca-se o aumento da taxa de compressão, de 9,8 para 12,8, a melhoria no sistema de ignição e o desenvolvimento de uma válvula termostática eletrônica exclusiva. Alguns componentes do 1.6 Flex, lançado com o Fiesta Sedan em setembro de 2004, também foram incorporados ao 1.0.

Segundo a montadora, essas modificações resultaram em mais economia de combustível e durabilidade do motor, além de melhor desempenho do automóvel. O fabricante também incluiu uma luz de advertência do reservatório de partida a frio no quadro de instrumentos.

O desempenho do 1.0 Sedan, avaliado por Automóveis, não desaponta, mas não foge da performance de um carro de baixa cilindrada, que reclama principalmente nas subidas, o que se agrava pelo seu peso, de 1.128 quilos, 19 a mais que o hatch.

O propulsor bicombustível, porém, passa a ser uma vantagem que representa economia na hora de abastecer para aqueles que desejam adquirir um modelo com motor de 1 litro.



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