Turismo Titulo
Evento transforma Bertioga na capital indígena brasileira
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
03/04/2002 | 19:06
Compartilhar notícia


Bertioga, balneário localizado a 115 km de São Paulo, irá se transformar, neste mês, na capital brasileira do índio. No último dia 25, a Secretaria de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos do município realizou – no forte São João, o mais antigo do Brasil – o lançamento da 2ª Festa Nacional do Índio, que ocorrerá entre os dias 17 e 21 deste mês, na praia da Enseada.

O evento é definido pelo coordenador cultural indígena da Fundação Nacional do Índio (Funai), Carlos Terena, como a principal confraternização indígena do país. “A festa é de extrema importância para a divulgação da cultura do índio”, afirma Terena. No lançamento do evento, os índios guaranis, da aldeia Rio Silveira, de Bertioga, tocaram instrumentos e dançaram, sem esconder a emoção de ver as crianças cantando músicas tradicionais indígenas. Neste ano, estarão na cidade 500 índios de 14 etnias, o dobro dos participantes de 2001.

A 2ª Festa Nacional do Índio ocorrerá em uma arena com capacidade para 15 mil pessoas montada ao lado do forte São João, que foi construído em 1547. Durante o evento, uma feira de artesanato venderá peças típicas das tribos e iguarias da culinária indígena. Também será possível assistir a filmes de meados do século passado, quando Orlando Villas Boas, o maior indigenista brasileiro, desbravou o Centro-Oeste do país durante a expedição Roncador-Xingu. Os filmes também destacam a cultura de várias etnias indígenas participantes do evento.

A abertura oficial ocorrerá às 18h do dia 19, Dia do Índio, com a apresentação de diferentes etnias vindas de vários Estados do país. Voltam ao evento as etnias waurá, kalapalo, yawalapiti e kuikuro, do Parque Indígena do Xingu; bororo, xavante e bakairi, do Mato Grosso; e guarani, de Bertioga. Entre as tribos que estarão na cidade pela primeira vez estão kaiapó (Pará), karajá (Tocantins) e Matis, que vivem na fronteira do Amazonas com o Peru.

O ingresso para a festa é 1 kg de alimento não-perecível, exceto sal, ou um agasalho. Tudo o que for arrecadado será distribuído às etnias participantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;