Política Titulo
'Não sou nem oposição nem situação', diz Nóbrega
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
15/11/2008 | 09:03
Compartilhar notícia


A Câmara de São Caetano deve ficar sem oposição assumida na próxima legislatura. Isso porque o único vereador petista reeleito adota, já no atual mandato, postura de "coerência pessoal". "Não sou nem oposição nem situação", ressalta Edgar Nóbrega (PT).

Nas últimas semanas, a informação de que Nóbrega teria se aproximado do governo do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), líder do grupo historicamente adversário do PT, tem movimentado os bastidores do Legislativo.

O parlamentar votou em alguns projetos a favor do Executivo, como no reajuste de 12,30% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além de comparecer a eventos da administração. "Minha posição não é liberal ou esquerdista. Nesse caso, bateu o interesse do prefeito com o do vereador. A aproximação é com a cidade", explica Nóbrega, ao ressaltar que foi a favor da matéria de alteração na cobrança do tributo porque houve valorização dos imóveis.

Nos anos anteriores o petista foi contrário às readequações nos valores do imposto. "Em outras oportunidades votamos errado, com mais ideologia, mais rancor, menos contemporâneo..."

Para justificar seu posicionamento, o vereador observa que o processo político tem de ser conduzido de maneira moderna. "Não dá para agir como no século 19. Estamos no século 21, a sociedade espera isso."

Segundo o vereador, sua conduta não irá interferir no relacionamento com a direção do partido, que lançou candidatura majoritária concorrente à reeleição de Auricchio. "O olho da política é muitas vezes focado no governo. Acredito que a visão deve estar direcionada para o bem da sociedade."

A postura de Edgar Nóbrega tem agradado ao prefeito José Auricchio Júnior. Ao analisar a situação do petista, demonstra afinidade com o parlamentar. "Recebo com receptividade (a aproximação). É um vereador que sabe o que é interessante para a cidade. Se está concordando com os nossos projetos é porque tem avaliado serem boas propostas para o município", enfatiza o chefe do Executivo.

"Todos os que votam nas proposituras em benefício da cidade são bem-vindos pela administração", completa Auricchio, esquivando-se de opinar se Nóbrega integra a base governista.

Sobre o fato de obter o apoio de todos os 12 vereadores (o progressista Gilberto Costa ainda assume atitude independente) da próxima legislatura a seu favor - chegou a estimular a militância para alcançar esse objetivo durante a campanha eleitoral -, o prefeito é sucinto. "Tenho de ter governabilidade, não unanimidade."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;