Internacional Titulo
Bush e Calderón conversam na Casa Branca sobre imigração e comércio
Da AFP
09/11/2006 | 19:41
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reuniu-se nesta quinta-feira na Casa Branca com o presidente eleito do México, Felipe Calderón, para tratar de imigração e comércio.

"Certamente expressei minha preocupação e falamos francamente sobre o tema dos imigrantes", disse Calderón à imprensa após o encontro.

"O presidente Bush esteve muito solícito em ouvir nossos argumentos e destacou seu compromisso com uma visão integral do problema migratório", revelou o futuro presidente do México.

Bush destacou que o "México é uma prioridade" para seu governo.

"Garanti ao presidente eleito que as palavras ditas por mim aqui, no Salão Oval, sobre a reforma migratória ampla são palavras nas quais acredito firmemente".

O presidente americano pediu durante o ano ao Congresso uma reforma migratória integral, que permitisse a regularização dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos, mas esta reforma fracassou diante da oposição do próprio Partido Republicano de Bush, que queria medidas mais firmes contra a imigração ilegal.

A única medida da reforma que sobreviveu foi a construção de um muro de 1.

130 km na fronteira entre os dois países, para tentar impedir a entrada de imigrantes ilegais.

Esta medida foi aprovada por Bush, que a converteu em lei, em meio a severas criticas do México, que chamou a barreira de "Muro de Berlim".

"A imigração é um tema muito importante na relação bilateral, mas não é o único", disse Calderón nesta quinta-feira ao lado de Bush.

"Precisamos promover ainda mais as relações comerciais entre México e Estados Unidos.  A única solução para o tema migratório é a criação de empregos com bons salários no México e, para tal, necessitamos impulsionar o investimento em nosso território", disse Calderón, que assumirá a presidência mexicana em dezembro.

"O México tem uma oportunidade chave para demonstrar que o comércio, o livre mercado, a democracia e o respeito aos direitos humanos dão resultado para a população", destacou Calderón, prevendo "o início de uma nova etapa muito mais construtiva na relação entre México e Estados Unidos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;