Internacional Titulo
Russos matam 18 rebeldes na Chechênia
Do Diário do Grande ABC
04/05/2000 | 17:20
Compartilhar notícia


Comandos russos emboscaram uma coluna de combatentes chechenos a sudeste da capital Grozny, matando, pelo menos, 18 rebeldes, informou nesta quinta-feira o exército.

Os russos enfrentaram nesta quarta os chechenos com armas automáticas e artilharia perto da aldeia de Avtury, a sudeste de Grozny, precisou o comando militar.

Os cadáveres dos 18 rebeldes foram encontrados depois da fuga do resto do grupo. O exército nao divulgou informes sobre baixas russas. Nao foi possível confirmar a veracidade da versao russa. Caso seja verdadeira, a emboscada marcaria uma mudança nas táticas militares usadas pelos russos, que no passado enfrentavam frontalmente os chechenos, depois de castigá-los com artilharia e bombardeios.

Os rebeldes têm recorrido a emboscadas como um método eficaz para causar numerosas baixas nas tropas russas. A cadeia de televisao oficial RTR assinalou que o exército havia deslocado pequenas unidades de comandos para patrulhar a Chechênia e acabar com os focos de resistência.

O ministro da Defesa, Igor Sergeyev, disse que a Rússia nao pensa em negociar com o presidente checheno Aslan Mashadov ou com qualquer líder rebelde. O governo havia dito que tinha contatado alguns representantes chechenos em busca de um possível acordo político para o conflito na república separatista.

Sergeyev disse ainda que estao mantidas as mesmas condiçoes estipuladas para negociar: a libertaçao dos reféns, a entrega de armas dos rebeldes chechenos e a aceitaçao de que a Chechênia é parte da Rússia.

A maioria dos líderes rebeldes rechaçaram as condiçoes, embora Maskhadov tenha enviado emissários de paz a Moscou. Mas, Maskhadov nao tem autoridade para decretar uma trégua sobre a escalada de açao dos guerrilheiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;