Economia Titulo
Mitsubishi Heavy demitirá 10% de seus funcionários
Do Diário do Grande ABC
01/11/1999 | 17:26
Compartilhar notícia


A indústria japonesa de veículos pesados, a Mitsubishi Heavy, vai demitir 10% de seu quadro de funcionários, formado atualmente por 71 mil pessoas, no âmbito de um plano, com previsao de quatro anos, de reorientaçao de recursos para os setores industriais em crescimento.

A Mitsubishi Heavy, primeira indústria de construçao naval e principal abastecedora das forças armadas japonesas, reduzirá seu pessoal para 64 mil pessoas até março de 2004, informou o grupo em um comunicado.

Com base neste plano, a Mitsubishi Heavy planeja "consagrar seus recursos aos setores em crescimento" como as centrais elétricas de nova geraçao (que utilizam novos tipos de combustível) e fortalecer suas principais atividades.

A Mitsubishi Heavy prevê a reduçao de seu endividamento na matriz dos atuais 950 bilhoes de ienes para 800 bilhoes de ienes (7,2 bilhoes de dólares) até março de 2004.

O plano de reorientaçao da Mitsubishi Heavy foi anunciado concomitantemente ao anúncio dos resultados particularmente ruins para o primeiro semestre do ano, que terminou em setembro.

A Mitsubishi Heavy sofreu uma prejuízo social de 21,8 bilhoes de ienes contra um lucro de 29,3 bilhoes de ienes há um ano. Até o final do ano em exercício, a empresa prevê perdas inéditas em sua história.

O grupo informou ter sido forçado a enfrentar uma forte concorrência por parte das indústrias navais sul-coreanas, além da queda dos investimentos industriais e o estancamento das exportaçoes para a Asia.

A Mitsubishi Heavy prevê que duas mil pessoas irao se aposentar a cada ano no próximo qüinqüênio, enquanto a previsao de novas contrataçoes é de mil pessoas ao ano.

"Precisamos revisar urgentemente nosso processo de produçao porque a área industrial vai muito mal", disse o diretor-geral do grupo, Hiroshi Nanjo, durante uma entrevista coletiva.

No primeiro semestre, a Mitsubishi Heavy sofreu um prejuízo de 29,7 bilhoes de ienes (antes do pagamento de impostos) contra um lucro de 50,6 bilhoes de ienes há um ano. O volume de negócios caiu 18% a 916,4 bilhoes de ienes.

"Além da forte concorrência, tanto aqui quanto no exterior, a queda dos investimentos industriais domésticos e o estancamento das exportaçoes para os mercados asiáticos contribuíram para os prejuízos", informou a Mitsubishi Heavy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;