Nacional Titulo
Grupo de índios potiguares vai à Bahia no sábado
Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 15:54
Compartilhar notícia


Um grupo de indígenas da Baía da Traiçao, a 90 quilômetros de Joao Pessoa, parte na tarde deste sábado em dois ônibus rumo a Coroa Vermelha, em Porto Seguro (BA) onde será feita a festa dos 500 anos do Brasil.

"Nao temos o que comemorar", disse o coordenador do grupo, José Ciríaco ao lembrar que no início da colonizaçao portuguesa os potiguaras eram 100 mil e hoje sao apenas seis mil índios. "Os brancos massacraram nosso povo", Ciríaco.

Os potiguares reivindicam educaçao diferenciada, remédios à base de ervas medicinais e recursos para atividades agrícola e pesqueira. Com apoio da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), eles estao criando camarao, mas precisam de recursos para ampliar a piscicultura. Os índios reclamam da demora do governo federal em atender as suas reivindicaçoes.

Desde a colonizaçao, os índios potiguares permanecem no mesmo local, na Baía da Traiçao, litoral norte paraibano, um fato inédito na história da resistência indígena no Brasil. Os potiguares sao os únicos no Nordeste que dispoem de terras demarcadas pelo governo, cerca de 26 mil hectares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;