Economia Titulo
Banco do Nordeste é suspeito de irregularidades
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 17:30
Compartilhar notícia


Para pagar o aluguel residencial, o ex-superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na Bahia e Minas Gerais Marcos Barroso continua recebendo dinheiro da instituiçao, apesar de ter sido demitido por justa causa em setembro, acusado de receber propina com o objetivo de liberar crédito e feito uma reclamaçao trabalhista. A informaçao é do Sindicato dos Bancários da Bahia, que divulgou nesta quinta-feira, em Salvador, documento que provaria denúncia.

Sao duas provas contábeis da agência Metro Catabas do BNB, onde consta dois depósitos de R$ 3.245,50 (referentes a janeiro e abril) na conta do proprietário do imóvel alugado por Barroso na capital baiana, Milton Tosto. O pagamento foi autorizado pelo superintendente-administrativo do BNB, Paulo Roberto.

Barroso foi superintendente do banco de 1996 a 1999 e acusado de várias irregularidades, entre as quais, emprestar dinheiro a devedores da instituiçao a pedido de parlamentares do PFL e PSDB da Bahia e Minas Gerais. Em 1999, foi denunciado por diretores da empresa de assessoria GP Consult, de manter um esquema de cobrança de propina a clientes que buscavam empréstimos no banco. Barroso orientava os empresários a procurar a GP Consult para a elaboraçao dos projetos aos quais os empréstimos se destinavam, cobrando um porcentual.

Os diretores da GP que participavam do esquema e elaboraram cerca de 5 mil projetos decidiram denunciar o caso porque Barroso queria receber porcentuais cada vez mais altos. Depois que o escândalo estourou, ele foi afastado do cargo e demitido, mas parece ainda manter boas relaçoes com o BNB. "Imagine o absurdo, usar dinheiro público para pagar a mordomia de quem foi demitido por improbidade", protestou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Alvaro Gomes.

A Superintendência Regional do BNB foi procurada na manha desta quinta-feira para saber por que a instituiçao paga o aluguel do ex-superintendente, mas o Setor de Recusos Humanos do banco, que se pronunciaria sobre o caso, nao havia se manifestado até à tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;