Cultura & Lazer Titulo
Maitê Proença: estrela e bela aos 40 anos
Patrícia Vilani
Da Redaçao
28/10/2000 | 18:50
Compartilhar notícia


Quando adolescente, Maitê Proença nao pensava em ser atriz. Indecisa, prestou vestibular para oito matérias e passou em todas. Acabou optando por Comunicaçao Social na Universidade de Sao Paulo. Na época, morava em Campinas, no interior do estado, e se mudou para a capital. Com as constantes greves de professores e alunos, Maitê preenchia seu dia com teatro. "Começei a fazer peças com o Antunes Filho por passatempo", diz. Em 1979, aos 19 anos, participou de sua primeira novela, Dinheiro Vivo, na TV Tupi. Hoje, aos 40 anos, mas conservando a mesma beleza que lhe rendeu fama, ela acumula 12 novelas, seis minisséries, sete peças de teatro e 14 longas-metragens em 21 anos de carreira. As vésperas da estréia de Tolerância, filme de Carlos Gerbase do qual é protagonista, ela deu a seguinte entrevista ao Diário:

DIARIO - Seu mais novo trabalho no cinema, Tolerância, está participando da Mostra, um evento conhecido pelo público exigente. Como você acha que o filme será recebido?

MAITE PROENÇA - O filme tem potencial. Ele começa morno, mas é proposital. O público, nos primeiros minutos, irá pensar: "Acho que já vi essa história antes". Depois a trama esquenta. Há uma surpresa após a outra, há traiçao, sexo, assassinato. Deve agradar a platéia. Quanto às críticas, sinceramente, nao espero nada. Antigamente, até me preocupava com isso. Mas hoje, se a crítica é ruim, meu mundo nao cai. Se é boa, nao fico com o rei na barriga, me achando o máximo. Prefiro o público, que é um termômetro mais confiável.

DIARIO- Márcia, sua personagem em Tolerância, é um papel diferente do que você costuma fazer. Como foi essa experiência?

MAITE - Adorei fazer a Márcia, porque toda a trama do filme está nas maos dela. Ela é responsável por todos os acontecimentos. Além disso, ela tem valores fortíssimos, que se encaixam dentro de sua ética pessoal. É extremamente honesta, mas coloca a família acima da honestidade. E a coerência de suas convicçoes pode ser vista de forma clara no filme.

DIARIO - O filme, apesar das cenas quentes, nao banaliza o sexo. Como você acha que o cinema brasileiro está tratando o tema?

MAITE - O cinema nacional já foi ideológico, técnico, comercial. Nos anos 90, se tornou pudico, depois da fase das pornochanchadas e da descoberta da Aids. Acho que o Gerbase está sendo pioneiro neste aspecto. No filme, o sexo é mostrado como rotineiro. Assim como os personagens tomam banho, eles fazem amor. Além disso, a Márcia e o Júlio (Roberto Bontempo) mostram que mesmo casados há muito tempo, ainda gostam de se relacionar. É um casal bom de cama. Mas isso é secundário, a trama é o principal.

DIARIO - Atualmente, quais sao seus outros projetos?

MAITE - Estou com a peça Isabel, em Brasília, e acabei de filmar Bufo & Spallanzani, de Flávio Tambellini, que deve estrear ano que vem. Mas para a TV ainda nao tenho nada em vista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;