Nacional Titulo
UFPE melhora desempenho e durabilidade de baterias
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


Raios X e baterias de chumbo aparentemente estao em campos absolutamente díspares da ciência. Mas foi justamente com uma técnica de difraçao dos raios X, que permite a análise da estrutura geométrica dos átomos na placa positiva das baterias, que os pesquisadores Flamarion Diniz, Benício de Barros e a doutoranda Lucila Ester Borges, da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, conseguiram melhorar o desempenho e a durabilidade das baterias.

A pesquisa foi objeto da tese de doutorado de Lucila, defendida dia 14 de abril, em Recife. Analisando a composiçao das baterias, ela conseguiu otimizar seu processo de formaçao, que é uma das etapas cruciais da fabricaçao e corresponde à primeira carga elétrica recebida pela bateria.

"De imediato, esta otimizaçao resultou numa economia de 20% no consumo de energia elétrica utilizada nesta etapa, passando dos usuais 38 ampères por hora de carga para 31 ampères/hora", explica Flamarion Diniz. A pesquisa prossegue agora com o objetivo de analisar o tamanho dos cristais e seu impacto na durabilidade das baterias.

Os resultados da pesquisa feita na UFPE já foram incorporados na Acumuladora Moura S.A., empresa que mantém convênio com o Laboratório de Eletroquímica da universidade desde 1992 e que investiu cerca de 100 mil reais nos estudos, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, PADCT, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais informaçoes podem ser obtidas no site da UFPE ou do PADCT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;