Internacional Titulo
Chechênia acusa Rússia de usar armas químicas
Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 14:06
Compartilhar notícia


Dois parlamentares chechenos difundiram esta terça-feira, em Genebra, um comunicado de seu governo acusando as tropas russas de terem utilizado armas químicas de um tipo desconhecido em dois distritos de Grozny, na noite de 5 de dezembro.

Durante uma coletiva de imprensa, Vagap Tutakov e Jasan Ataev, dois diputados ecologistas, distribuíram um comunicado datado desta segunda-feira, transmitido por fax e firmado pelo presidente checheno, Aslan Masjadov. Tal fax foi transmitido por um centro de informaçao de Tibilisi, que depois o enviou para o escritório da representaçao chechena em Istambul.

Segundo o comunicado, as tropas russas lançaram, no último dia 5, um ``ataque maciço' com armas químicas contra os distritos de Oktyabrskii e Avtojanovskii. Oito horas depois, 31 pessoas morreram e outras 200 sofreram queimaduras de diversos graus por causa desse ataque, de acordo com esse comunicado. O governo de Grozny tenta determinar o tipo de arma química utilizada, acrescentaram as fontes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;