Automóveis Titulo
Astra dá as cartas do futuro da GM
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
18/12/2001 | 18:45
Compartilhar notícia


O Astra, versões sedã e hatchback, passou a ter como opcional o câmbio automático. Além de adaptar o modelo à atual tendência do mercado brasileiro, cada vez mais receptivo aos veículos com transmissão automática, há quem diga que a GM aumentou o grau de opções do Astra para lhe conferir um status maior.

O motivo seria a queda de vendas do Vectra e o lançamento do novo Corsa, que forçariam a montadora a transformar o Astra em seu veículo top de linha no país. Por trás dessa iniciativa correm especulações sobre o eventual fim de produção do Vectra no Brasil, enquanto na Europa o modelo será reestilizado. A GM brasileira poderia apenas importar versões luxuosas do modelo, como ocorre atualmente com o Omega.

Essa possibilidade, longe de ser confirmada oficialmente, estaria baseada no crescimento do Astra no mercado, em detrimento do Vectra. De agosto para cá, segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Astra hatch saltou do 25º posto para o 12º lugar no ranking dos 30 carros mais vendidos no país no atacado. A versão sedã, que estava na 27ª posição em agosto, passou a ser o 16º veículo mais vendido em novembro. O Vectra, que em fevereiro deste ano chegou a ocupar a 11ª colocação, atualmente está na 28ª, perdendo terreno para a sétima geração do Honda Civic.

Por esse movimento, percebe-se que o Astra pode ocupar o nicho deixado pelo Vectra. Equipado com câmbio automático, o Astra passa assim a ter novos concorrentes, como o Honda Civic, Toyota Corolla, Volkswagen Bora e Fiat Marea – os mesmos do Vectra. O Golf é o único modelo do segmento do Astra que também possui transmissão automática.

Transmissão –Para vencer a concorrência, a GM trouxe outros incrementos ao Astra. Mas a principal novidade está mesmo na transmissão, que conta com módulo de controle eletrônico adaptativo, cujo objetivo é interpretar o tipo de condução do motorista e a inclinação da pista. Conta também com modo esportivo de direção, no qual as marchas são trocadas em rotação mais elevada e função kick down, que reduz as marchas quando o motorista pisa de uma vez no pedal, a fim de explorar mais o torque do motor e assegurar uma ultrapassagem mais eficiente, por exemplo.

Além da nova transmissão, o Astra automático conta com um pacote de série que inclui ar-condicionado, alarme anti-furto, faróis de neblina, controlador de velocidade de cruzeiro e direção eletro-hidráulica, entre outros. Com esses equipamentos, o Astra hatch 2.0 8V, o mais barato com a transmissão automática, tem preço sugerido de R$ 33.214.

Para competir diretamente com o Civic e o Corolla, a GM aposta principalmente no Astra sedã. O porta-malas do modelo tem 460 litros, contra 406 e 402 do Corolla e do Civic, respectivamente.

Tanto o Astra sedã como o hatch automático também oferecem descansa-braços traseiro, controle de altura do volante, computador de bordo (opcional), controle de rádio/CD no volante e travamento automático das portas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;