Cultura & Lazer Titulo
Cartas de Anchieta são expostas em SP
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
24/01/2004 | 16:47
Compartilhar notícia


Durante 120 dias, a partir das 9h de domingo, as cartas do padre José de Anchieta (1534-1597) ficam em exposição no Pátio do Colégio, em São Paulo. Trata-se de um documento importante, que registra o momento considerado como o de fundação da cidade. A abertura da mostra integra o Ato Cívico que inaugura as comemorações do 450º aniversário do município.

O conjunto de 17 cartas do padre missionário fica guardado no arquivo Companhia de Jesus, no Vaticano. Foi emprestado especialmente para esta ocasião. A maioria dos textos é escrita em latim, mas há alguns em espanhol e português. As cartas, na época, eram endereçadas a Santo Inácio de Loyola.

A abertura da exposição – neste domingo, com trechos lidos em interpretação do ator Paulo Goulart – é parte do primeiro evento oficial do dia. O público presente no Pátio do Colégio assistirá também a entrega, para a cidade, dos restos mortais do padre Anchieta, vindos de Santos. A relíquia receberá benção na igreja do Pátio. Após, haverá a cerimônia de entrega do restauro do monumento Glória Imortal.

A missa oficial está marcada para as 11h, na Catedral da Sé. Serão celebrados os 450 anos de São Paulo, e os 50 da Catedral. Às 12h, será servido o tradicional bolo de aniversário no bairro do Bixiga (r. 13 de Maio), este ano com 450 metros. São esperadas 6 mil pessoas.

Às 12h30, outra cerimônia oficial: posse do edifício endereçado na rua do Patriarca, número 15, como a nova sede da Prefeitura da capital. O prédio do Palácio das Indústrias, atual sede da administração municipal, será destinada à instalação do Museu da Cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;