Economia Titulo
RS e Uniao fecharao transferência de açoes da CEEE à Eletrobrás
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 15:49
Compartilhar notícia


O governo gaúcho e a Uniao devem chegar a um acordo nos próximos dias sobre a transferência de 31 5% das açoes ordinárias da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) à Eletrobrás como parte da negociaçao da dívida do estado promovida na administraçao anterior.

O contrato estabelece o dia 31 como data limite para o repasse dos títulos ou o pagamento de R$ 650 milhoes ao governo federal. O Executivo estadual, porém, está tentando prorrogar o prazo dentro da renegociaçao global do débito com a Uniao para buscar uma "terceira saída".

Caso nao haja prorrogaçao, o Rio Grande do Sul deverá repassar 120,036 bilhoes de açoes ON da CEEE à Eletrobrás, pois, segundo a secretária de Energia, Minas e Comunicaçoes do estado, Dilma Linhares, o governo nao dispoe dos recursos para fazer o pagamento.

Atualmente, a holding nacional do setor elétrico detém 0,69% dos papéis ordinários, 53,43% dos preferenciais da estatal gaúcha. O estado tem 98,58% do capital votante, 0,66% do preferencial e 96,92% do total.

De acordo com a secretária, na próxima semana, o governo gaúcho deverá negociar com a Eletrobrás as "condiçoes" para a eventual transferência das açoes. A operaçao, se concretizada, nao implicará na troca de comando nem na reduçao do endividamento de R$ 1,1 bilhao da CEEE, mas Dilma quer o comprometimento do governo federal em ajudar no saneamento da estatal. "Isto também é do interesse de quem entra numa empresa", afirmou a secretária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;