Nacional Titulo
Garotinho: falta de segurança é ‘epidemia antiga’ nas grandes cidades
Do Diário OnLine
Com Agências
26/04/2004 | 21:50
Compartilhar notícia


O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, afirmou, nesta segunda-feira, que o problema da falta de segurança é uma “epidemia antiga” nas grandes cidades brasileiras. Durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado, Garotinho disse que é lamentável que muitas pessoas atribuam a questão da violência no Rio ao atual governo do estado ou ao governo Garotinho. "A violência no Rio, assim como em outros centros, é antiga", declarou.

Segundo informações da Agência Brasil, o secretário lembrou que, em sua administração, foram adotados planos que contribuíram para diminuir a violência no estado. De acordo com Garotinho, a ex-governadora Benedita da Silva mudou as diretrizes e, só no ano passado, o plano de combate à violência foi retomado.

O secretário afirmou ainda que os dados atuais não são os desejáveis, mas ressaltou que a criminalidade no Rio vem caindo desde o ano passado. Ele mostrou aos senadores reportagens da imprensa segundo as quais, em nove itens, a criminalidade diminuiu e apenas na questão do latrocínio aumentou.

Garotinho criticou a medida provisória que permitiu o uso de armas a guardas municipais de cidades com mais de 50 mil habitantes e a transferência do porte de armas para a PF (Polícia Federal). De acordo com o secretário, o Rio de Janeiro não é uma das cidades mais inseguras do país. Ele informou aos parlamentares que mais de 90% das armas apreendidas no Rio são de fabricação nacional e que, só em 2003, foram apreendidas mais de 30 mil.

O secretário defendeu também a necessidade de modernização do sistema de rádio das polícias. Para ele, o sistema "é ruim e pode ser captado facilmente, atrapalhando o trabalho da polícia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;