Economia Titulo
Secretário defende adesão plena da Bolívia no Mercosul
Da AFP
19/07/2006 | 18:56
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Carlos "Chacho" Alvarez, defendeu nesta quarta-feira a importância que teria para o Mercosul a entrada da Bolívia no bloco como membro pleno, na Cúpula de Córdoba.

"Com a Bolívia como sócio pleno do Mercosul teríamos uma região geopolítica e econômica do Caribe ao Ushuaia", destacou Alvarez, referindo-se à recente adesão da Venezuela e à cidade argentina mais ao sul da América.

Segundo ele, neste extenso território "teríamos os recursos necessários para adotarmos modelos de desenvolvimento com muita autodeterminação porque teríamos alimentos, produtos semi-industrializados, recursos humanos, reservas de gás e petróleo, minérios...". "Isso significa que teríamos todos os elementos para ter uma estratégia de desenvolvimento compartilhada e para avançar na complementariedade econômica", acrescentou.

A Cúpula presidencial de quinta e sexta-feira contará com a presença de Néstor Kirchner (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Tabaré Vázquez (Uruguai), Nicanor Duarte (Paraguai), Hugo Chávez (Venezuela), Michele Bachelet (Chile) e Evo Morales (Bolívia), sendo os dois últimos na qualidade de sócios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;