Automóveis Titulo
Um duas portas convincente
Wagner Oliveira
Enviado a Itu
13/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ao lançar dois novos produtos, a Audi dá mais um passo em seu plano de avançar no mercado nacional. O A3 e o A4 Sport, ambos com motor turbo 2.0, acabam de chegar para atrair novos consumidores para a marca premium alemã. Para quem pode, é um excelente começo, até porque não virá mais para o Brasil o A3 1.6.

Concebido com duas portas, o A3 Sport se apoia no custo-benefício de seus itens de série. O motor 2.0 TFSI é o mesmo que equipa o Sportback - versão em torno de R$ 150 mil e uma das mais desejadas entre os apreciadores deste conhecido hatchback, que, em gerações anteriores, chegou a ser produzido no Paraná.

O A3 Sport dispõe de conjunto motor-câmbio que permite desempenho surpreendente. Dirigi-lo por estradas do interior de São Paulo foi uma forma de constatar como a Audi evolui para proporcionar prazer a quem gosta de acelerar. Além do comportamento dinâmico, o A3 Sport ainda tem acabamento interno moderno e convincente.

O A3 chega ao Brasil por R$ 110 mil - abaixo desta faixa de preço, a Audi, marca premium da Volkswagen, não pretende atuar para não se descaracterizar como fabricante de carros de alto luxo.

Por isso, o A3 vem equipado com pacote que busca justificar o valor alto para um modelo de duas portas. A transmissão automática de seis velocidades e dupla embreagem e o sistema de aceleração launch control, que gerencia a arrancada, são alguns diferenciais.

Estão ainda no pacote tecnológico do A3 Sport itens essenciais para a segurança, como controle de estabilidade (ESP), freio a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e sistema de distribuição de força de frenagem (EBD).

Quatro air bags, faróis bi xenon, ar-condicionado, Bluetooth, rodas de 17 polegadas e teto solar integram a longa lista de equipamentos. Este conjunto faz dele um dos mais completos do seu segmento.

Contudo, o que o A3 tem de melhor é a vocação para a velocidade. O motor turboalimentado desenvolve 200 cv de potência. O propulsor de 4 cilindros atinge torque máximo de 28,5 mkgf entre 1.800 a 5.000 rpm. A velocidade máxima do A3 Sport é de 238 km/h.

Com a ajuda do launch control qualquer motorista pode atingir a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Para acioná-lo, basta posicionar a alavanca do câmbio na posição ‘S' e desativar o sistema de controle de estabilidade.

O motorista fica com o pé esquerdo no freio e acelera com o direito, como os pilotos fazem em uma largada de Fórmula 1. Ao ultrapassar a barreira dos 3.000 giros, o sistema mantém a rotação estável. Basta tirar o pé do freio e o carro larga em rápida aceleração, extraindo a máxima potência.

A sensação é a de estar numa prova de arrancadas. Aliás, dirigir o A3 Sport é mesmo uma boa aventura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;