Economia Titulo
Vendas a prazo aquecem comércio em setembro
Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
19/10/2006 | 21:39
Compartilhar notícia


O comércio da região foi motivado pelos pagamentos a prazo em setembro. Dados das associações comerciais das cidades do Grande ABC revelam que forma de pagar contas foi a mais utilizada pelos consumidores no mês passado na maioria nos municípios.

É o que aconteceu em Mauá, onde o cenário não foi otimista no que diz respeito às compras à vista. As vendas no município só tiveram aumento nos pagamentos a prazo.

O número de consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em setembro tiveram um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado – 24,4 mil neste ano contra 21,5 mil em 2005.

Já as compras à vista tiveram queda de 4% em setembro deste ano – quando o número de consultas ao Usecheque foi de 15,5 mil – se relacionado ao mesmo mês do ano passado – 16,1 mil.

De acordo com o presidente da Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá), Marcos Soares, vários fatores determinam o cenário. Um deles é a situação econômica do país – o PIB nacional deve crescer no máximo 3% esse ano, segundo estimativa de especialistas – que não está favorável ao comércio.

“Temos que ser realistas. Apesar de o comércio de Mauá promover ações para incrementar as vendas, o consumidor está sem dinheiro para gastar. Esse também é um dos motivos que fazem o cliente optar por parcelar as compras.”

Crescimento – Já em Diadema, o comércio está mais aquecido em ambas as formas de pagamento neste ano. O número de consultas ao SCPC aumentou 4,3% em setembro de 2006 em comparação ao mesmo mês de 2005. Neste ano foram 44,3 mil consultas contra 42,4 no ano passado.

As compras à vista também cresceram: foram 8 mil esse ano ante 6,8 mil em 2005, um aumento de quase 17% no tipo de venda. “As ações de incentivo ao comércio local que promovemos esse ano ajudaram a incrementar as vendas”, informou o gerente geral da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Diadema), Marcos Vicente.

Porém, em relação a agosto, o consumo diminuiu na cidade no mês passado – 9,4% de queda em pagamentos a prazo e 11,2 % nas compras quitadas no ato. “Em agosto, o comércio foi impulsionado pelas vendas do Dia dos Pais, além dos pagamentos da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) pelas empresas”

Otimismo – Em Ribeirão Pires as vendas quase dobraram nas compras tanto a prazo como a vista nesse ano. O crescimento foi de 86% nas compras a prazo – 3, 8 mil consultas ao SCPC em 2006 ante 2 mil em 2005 – e 84% no pagamento à vista – 4 mil nesse ano e 2,2 mil no ano passado. (Supervisão de Hugo Cilo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;