Internacional Titulo
Barak já tem condiçoes de maioria
Do Diário do Grande ABC
16/06/1999 | 14:07
Compartilhar notícia


Barak já tem condiçoes de maioria O premier eleito israelense, Ehud Barak, se achava em condiçoes nesta quarta-feira de formar o amplo gabinete capaz de superar os obstáculos para uma aliança com os partidos religiosos.

Um mês depois das eleiçoes, sua paciência deu frutos: Arie Deri, chefe do poderoso partido ultraortodoxo sefaradi Shass (17 deputados sobre 120), renunciou a dirigir seu movimento em consequência de sua condenaçao por um tribunal por corrupçao.

Nao há dúvidas quanto à decisao. O rabino Ovadia Yossef, guia espiritual e máxima autoridade do Shass, já aprovou a renúncia e inclusive pode ter sido o seu instigador, segundo fontes próximas.

O rabino Yossef aprovou claramente a participaçao no governo trabalhista, embora tenha sido aliado privilegiado do governo de Benjamin Netanyahu.

Yossef se opoe ao ideal do Grande Israel, assinalando que ``a vida humana vale mais do que a terra, por mais sagrada que esta seja'.

Esta posiçao moderada, oculta durante os últimos anos, faz do Shass um parceiro cômodo para os trabalhistas em relaçao a um acordo de paz com os árabes.

Os trabalhistas esperam que a adesao do Shass ao governo arraste os outros partidos religiosos que ainda temem dar este passo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;