Esportes Titulo
Arilza prepara-se para assumir o papel principal
Fernado Cappelli
do Diário do Grande ABC
03/04/2011 | 07:17
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Ainda é cedo para traçar análises ou prognósticos. Mas já repercute o fato de que o time feminino de basquete de Santo André passará por transição de comando em médio prazo.

Laís Elena Aranha, treinadora bicampeã brasileira (1999 e 2011) e que durante mais de quatro décadas esteve envolvida com a modalidade na cidade, deve passar o bastão para a braço-direito Arilza Coraça, auxiliar com quem trabalha desde 1986. O fato está programado para ocorrer após o Paulista e a Liga Nacional, último torneio do ano.

Em essência, com a troca de comando, o estilo de jogo do grupo - um dos mais tradicionais do País - deve passar por mudanças significativas. A ideia será valorizar gradativamente o padrão defensivo, tão apreciado por Arilza. "A Laís sempre gostou mais de ataque. Mas devemos valorizar novos fundamentos de acordo com a autonomia que terei. Não podemos modificar muita coisa bruscamente. A equipe tem esse padrão mais contundente há muitos anos", afirma Arilza. "O segredo será basicamente adotar medidas que reforcem o entrosamento em geral", emendou.

No trato com as jogadoras, Arilza vai seguir a mesma filosofia implementada há anos por Laís. Para ela, lidar com o ego de atletas é desafio diário, que requer paciência e também alguns segredinhos. "É difícil manter um grupo motivado o tempo todo. Há diversos tipos de personalidade e todos merecem atenção especial. Não tenho nenhuma técnica com relação a isso. Apenas uso a espontaneidade nos momentos de chamar a atenção, de elogiar", avaliou a ainda auxiliar-técnica.

Outro ponto a ser levado em conta será a valorização das categorias de base, das quais Arilza cuida pessoalmente desde o começo da carreira. Neste sentido, novas jogadoras já são analisadas para 2012. "O esporte é muito inconstante em termos de apoio e patrocínio. Esta visão é sempre essencial para evitar surpresas desagradáveis", afirmou.

Enquanto aguarda o desenrolar da história, Arilza reafirma que tudo ainda é possível. Até uma inusitada inversão de papéis, com ela de treinadora e Laís como auxiliar. "Não sei se ela (Laís) vai conseguir ficar longe das quadras. Vamos ver", brincou Arilza.

 

Equipe estreia com vitória sobre Ourinhos no Interior

O Santo André/Semasa estreou com vitória no Campeonato Paulista Feminino de Basquete. O time da técnica Laís Elena Aranha venceu Ourinhos por 60 a 54 (38 a 33), no jogo de abertura da competição, realizado no Ginásio Monstrinho, no Interior.

A partida de ontem à noite marcou o reencontro das duas equipes após a decisão da Liga Nacional, quando Santo André foi campeã, e teve como cestinha a cubana Ariadna, que converteu 19 pontos. Pelo time da casa, a maior pontuadora foi a jogadora Patrícia.

Na quarta-feira, o Santo André joga em casa pela primeira vez. O grupo da região receberá o Basquete Clube de Araçatuba, às 20h, no Ginásio Pedro Dell'Antonia. No mesmo dia e horário, Ourinhos busca a recuperação contra Americana, na quadra do adversário.

O Campeonato Paulista deste ano é disputado por apenas cinco equipes. Catanduva, o quinto clube, estreia somente dia 9, quando receberá o Santo André em seu ginásio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;