Política Titulo
Assessor deixa vereadores de Santo André na mão
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
12/11/2010 | 07:43
Compartilhar notícia


Uma situação para lá de inusitada ocorreu ontem na Câmara de Santo André. Os vereadores, que alegavam ter reunião marcada com o representante do Legislativo no Conselho de Administração da Fundação Santo André, ficaram na mão. Detalhe: quem ocupa a função é Wilson Roberto Vieira, o Coronel Wilson, chefe de gabinete do vereador Pinheirinho (DEM), e que esteve na Casa durante todo o expediente.

O próprio Pinheirinho convocou reunião com o representante da Câmara junto à instituição de ensino. Os vereadores alegam, porém que o democrata se esqueceu de que indicou seu chefe de gabinete para ocupar a função em 2009, e que por isso o assessor estaria desinformado a respeito.

A confusão começou durante as três horas em que a sessão permaneceu interrompida. Os vereadores aguardavam a presença do Coronel Wilson na Sala das Comissões, o plenarinho, para discutir a situação financeira da Fundação Santo André. O assessor parlamentar, contudo, permaneceu no gabinete.

Enquanto isso, Pinheirinho ia e voltava apressado de seu gabinete, tentando resolver o imbróglio. Após todos deixarem o plenarinho para retomar a sessão, o democrata afirmou que havia pedido aos pares para que a reunião com Coronel Wilson fosse adiada em uma semana, para que seu funcionário reunisse informações e documentos sobre as finanças do Centro Universitário.

O parlamentar apresentou requerimento, protocolado terça-feira, em que solicita do reitor da Fundação Santo André, Oduvaldo Cacalano, a prestação das contas de 2009, bem como o valor total da dívida da entidade. A manobra cheirou para os vereadores que Coronel Wilson vem acompanhando a crise financeira da instituição apenas à distância, e, ainda dentro do plenarinho, cogitaram substituir o representante da Câmara junto ao Conselho da Fundação.

Pinheirinho defendeu-se dizendo que seu gabinete está tentando, sem sucesso, obter as informações com o Centro Universitário, eximindo de responsabilidade seu chefe de gabinete. E contestou a informação de que a reunião estava marcada para ontem. "Estava marcada para semana que vem", esbravejou. "Era hoje (ontem)", rebateu Tiago Nogueira (PT), na frente do democrata.

Coronel Wilson não quis dar entrevista. Nova reunião ficou marcada para quinta-feira.

A Câmara cobra explicações sobre as finanças da Fundação por possuir informações de que a crise financeira da entidade se dá em virtude da má administração de recursos. "Há quem diga que tem professor ganhando R$ 30 mil", aponta Nogueira.

 

APROVADO

A Câmara aprovou, em primeira discussão, o Aluguel Social, projeto que autoriza o Executivo a repassar R$ 380 mensais para que 1.647 famílias do Jardim Santo André, beneficiadas pela construção do conjunto habitacional da CDHU, paguem aluguel em outras áreas durante as obras, previstas para serem concluídas em 18 meses. Na terça-feira o Legislativo deverá aprovar a matéria em definitivo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;