Economia Titulo
Região terá 20 novas franquias
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
13/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais de 20 marcas de franquia de comércio e serviços devem investir no Grande ABC nos próximos dois anos, impulsionadas pela abertura de dois shoppings - em São Bernardo e São Caetano. A região rivaliza com Campinas, mas ganha de Santos e Ribeirão Preto no quesito atratividade para franquias, segundo o Grupo Cherto, consultoria especializada no segmento.

Segundo Marcos Hirai, diretor da Franchise Store, unidade de negócio do Grupo Cheto, o potencial do Grande ABC para novas franquias é grande depois do anúncio dos novos shoppings. "Depois da Capital, a região é a segunda mais representativa no Estado."

Algumas das redes que chegarão nos próximos dois anos são Yoggi (sorvete de iogurte), MMartan, City Shoes, Lacoste, Empório Body Store e Griletto. "Mais de 20 marcas iniciarão novos negócios", destaca Hirai.

AQUISIÇÃO - Entre as empresas que vão direcionar esforços para crescer nas sete cidades está o grupo Multi, controlador das marcas de ensino de idiomas Wizard, Skill, Alps e da rede de ensino profissionalizante e informática People. A holding anunciou nesta semana a aquisição de 80% do capital da SOS Computadores, rede de escolas de informática.

"Queremos a liderança no segmento de ensino profissionalizante. Em cinco anos, a SOS deverá dobrar de tamanho", diz o diretor de marketing, Roberto Massinelli Jr. Atualmente, a empresa tem 150 unidades em todo o País, sendo cinco no Grande ABC. Sua principal concorrente, a Microlins, soma 750 filiais, sendo seis em funcionamento na região.

Massinelli Jr relata que o interesse pela SOS Computadores começou há quatro meses, pois a rede é voltada para as classes C e D, enquanto a People, que faz parte do Multi, é focada em cursos com certificação da Microsoft.

A quantia paga pela rede adquirida não foi informada. O antigo proprietário, Palmiro Ramos Filippini Jr., permanece como presidente da companhia e ainda terá nas mãos os 20% restantes do capital.

O grupo Multi planeja crescer 22% neste ano e espera faturamento de R$ 1,35 bilhão, contando com a operação da SOS. Em número de unidades, o crescimento projetado é semelhante: alavancar em 20% as atuais 2.350 franquias.

Para a região, o Multi planeja, além de novas unidades, aumentar o número de alunos nas escolas existentes. O grupo também almeja a expansão no exterior, onde tem cerca de 100 escolas. Neste ano, serão abertas as três primeiras Wizard em território chinês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;