Cultura & Lazer Titulo
E volta o tempo antigo
Eliane Quinalia
Especial para o Diário
08/11/2009 | 07:42
Compartilhar notícia


A moda dos corsets, que fez a cabeça e o corpo de muitas mulheres na Idade Moderma, retorna em pleno século 21. O acessório exalta muito mais que a vaidade feminina, ele torna uma mulher impecável tanto no quesito curvas quanto na configuração de sua imagem pessoal - o que torna visível uma silhueta de fazer inveja e, ainda por cima, em grande estilo.

A novidade, que não é tão nova assim, jamais saiu de cena. As consagradas pin-ups que o digam.

Símbolos sensuais, os desenhos de atrizes e modelos produzidos no período da cultura pop - a partir de 1940 -, já traziam mulheres exuberantes acompanhadas, obrigatoriamente, de um corset - esses responsáveis por encantar homens de todo o mundo.

O sucesso dessa fórmula foi tamanho que não demorou para que algumas cantoras descobrissem a peça e a explorassem em seus shows.

Esse foi o caso da Madonna, por exemplo, que no início de sua carreira deixou homens e mulheres boquiabertos com seus apertados e acinturados corsets de couro e tecido, especialmente em suas performances para os álbuns Like a Virgin (1984), I'm Breathless (1990), e claro, Erotica (1992).

E se a mídia influencia a vida real, o que poderia se esperar neste ano com o retorno dos filmes medievais e contos vampirescos?

A pouco menos de 12 dias para o lançamento oficial de New Moon (Lua Nova), filme baseado na série escrita por Stephenie Meyer, jovens e adultos se encantam com os figurinos de tempos remotos, cujos corsets em tons vinhos e roxos ganham à cena, dando forma ao corpo das jovens protagonistas.

"Todas as mulheres podem fazer uso dos corsets, desde as adolescentes até as senhores mais idosas. E não importa se falamos aqui de pessoas mais magrinhas ou cheinhas, já que a peça tem como função modelar o corpo deixando a cintura mais fina e a silhueta curvilínea", explica a corsetmaker Agnes Roberta Testa.

O que vale saber, à princípio, é que apesar de ser uma ótima opção para exaltar o corpo feminino, nem sempre a peça é indicada para menores de 14 anos, e isso não só pelo apelo sensual, mas também porque há toda uma técnica necessária para a confecção dos corsets e para a prática do tight lacing (laço apertado) - que reduz a cintura de quem é adepta.

 


Técnicas e modelos

Eliane Quinalia
Especial para o Diário

Hoje é possível encontrar profissionais especializadas na confecção dos corsets. Os modelos disponíveis são o overbust (acima do busto) e o underbust (abaixo). Contudo, antes de escolher, fique atenta à alguns detalhes.

Primeiramente, verifique o currículo de quem vende o produto e não compre peças prontas, pois cada corpo possui medidas únicas.

As adeptas do tight lacing precisam estar cientes que a técnica exige prática e comprometimento, mas sem exageros - um laço muito apertado pode não só reduzir a cintura, mas causar problemas à saúde. "Uma peça possui 200 gramas de aço, por isso, é preciso experiência na confecção do corset para que nada escape e machuque o corpo", diz a proprietária da Fetish Furry, Lili Angelika. O correto é apertar o laço conforme as orientações da corsetmaker responsável. Portanto, em caso de dores, verifique, a confecção pode não ter sido adequada.

Equilibre os elementos. "Peças sensuais com brilho podem ser balanceadas com tons foscos e roupas menos volumosas", orienta a professora de estilo da Escola de Moda Sigbol Fashion, Juliana Verri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;