Esportes Titulo
Estados Unidos entram na briga pelo Mundial de 2014
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
21/02/2007 | 21:54
Compartilhar notícia


O Brasil tem outro motivo para fazer dos Jogos Pan-Americanos do Rio, com abertura em julho, o melhor da história: a concorrência dos Estados Unidos em sediar a Copa de 2014. A Federação de Futebol dos Estados Unidos se ofereceu como opção caso Brasil ou Colômbia não tenha condições de realizar o Mundial e anunciou que está preparando uma proposta para receber o evento em 2018. No início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que falhas no Pan podem prejudicar a pré-candidatura brasileira à Copa do Mundo de 2014.

O atraso das obras nas instalações esportivas tem sido um dos maiores problemas da organização do Pan. Para evitar um vexame internacional, o governo federal abriu os cofres e repassou mais verbas para concluir as obras. A conta da União saltou para R$ 1,5 bilhão.

A proposta da federação norte-americana será elaborada neste final de semana, revelou o presidente Sunil Gulati ao jornal Washington Post. A entidade vai avisar formalmente à Fifa do interesse de ter o torneio de 2018 e que estará pronta para abrigar a edição de 2014, no caso de os países sul-americanos não terem condições de sediar o evento. Os Estados Unidos receberam a Copa de 1994. O México também pretende apresentar candidatura ao Mundial de 2018.

A Fifa planeja decidir a sede da Copa de 2014 em novembro deste ano. O prazo para organização seria de sete anos. Maior do que a entidade estabelece usualmente, que é de seis anos. A Argentina foi a última nação sul-americana a abrigar o Mundial, em 1978.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;