Nacional Titulo
Sem-terra é ferido em tentativa de invasao de terra
Do Diário do Grande ABC
01/11/1999 | 15:43
Compartilhar notícia


Um sem-terra foi ferido nesta segunda pela manha na tentativa de invasao de uma fazenda em Guairaçá, a 540 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná. Houve confronto com os seguranças da Fazenda Candiais e o sem-terra Aloir Nogueira Marques, de 42 anos, levou um tiro de raspao nas costas. Sem sucesso na invasao, os sem-terra retornaram à Fazenda Santa Filomena, onde estao acampados.

O delegado de Guairaçá, Claudineo Pedro de Mello, disse que os problemas com sem-terras no município começaram em outubro do ano passado, com a ocupaçao da Fazenda Santa Filomena que já tem decreto de interesse social para fins de reforma agrária. Aproximadamente 150 famílias ocupam-na. Mas houve divisao entre os ocupantes e uma parte, aproximadamente 50 pessoas, decidiu invadir a Fazenda Candiais.

"Alguém colocou na cabeça deles que o Incra estava acertando a compra da fazenda com o proprietário", disse o delegado. "Aí eles resolveram tomar posse." Mas, segundo Mello nao existe nenhuma negociaçao. "Tanto que o proprietário (Otaviano Basílio Duarte) mantinha seguranças", afirmou. Na fazenda, de 1.716 hectares, há plantaçao de cana-de-açúcar e mandioca, além de grande área de reflorestamento e criaçao de gado.

Com o insucesso da invasao, os sem-terra retornaram para a Fazenda Santa Filomena. Segundo o delegado, o confronto aconteceu às 5h30 da manha. Ele instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da tentativa de invasao. A direçao do Movimento dos Sem-Terra (MST) na regiao noroeste do Paraná disse, na tarde deste domingo, desconhecer a ocorrência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;