Internacional Titulo
Mesmo sem gasolina, Belgrado volta à normalidade
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 11:21
Compartilhar notícia


Duas semanas depois do último bombardeio da Otan, a vida em Belgrado volta ao ritmo de quase normalidade apesar da falta de combustíveis, que afeta os transportes e os serviços municipais. Embora continuem vigorando o estado de guerra e a lei marcial decretados no primeiro dia dos ataques, em 24 de março passado, cada vez sao menos respeitados inclusive pelos meios de comunicaçao independentes.

A revista Vreme e o jornal Danas voltam a publicar caricaturas de Slobodan Milosevic e sua esposa, Mira Markovic. Os intelectuais críticos com o governo voltam a encontrar lugar de destaque nestas publicaçoes.

A maioria das lojas continuam abertas depois das quatro da tarde, toque de recolher imposto durante os ataques aéreos. Os revendedores de cigarros reapareceram nas ruas, assim como os cambistas de moedas no mercado negro. A rua de pedestres Knez Mihailova, cheia de vitrines atraentes e um dos passeios favoritos dos moradores de Belgrado, voltou a ficar cheia de músicos.

Reservistas e soldados de permissao sao muito freqüentes nas ruas de Belgrado, onde a iluminaçao pública foi restabelecida e os restaurantes e terraços de café funcionam em um bom ritmo, apesar de milhares de pessoas terem perdido seus empregos após as destruiçoes causadas pelos ataques.

A gasolina continua sendo difícil de encontrar. Ela afeta sobretudo os transportes urbanos, o que provoca uma reduçao gradual no número de veículos de serviço, e os serviços de recolhimento de lixo, agora insuficientes numa cidade de dois milhoes de habitantes. Os particulares só têm direito a 20 litros de gasolina por mês, mas tentam driblar a limitaçao indo à Bósnia, Hungria ou Romênia, para encher seus tanques.

Por outro lado, a companhia distribuidora de eletricidade anuncia sérios riscos de blecaute, por causa da destruiçao de 30 centros de retransmissao de energia.

Os especialistas asseguram que serao necessários vários anos, antes da normalizaçao do abastecimento no país. Os fogoes a lenha e carvao, até há pouco considerados relíquias, estao esgotados e sao vendidos a preço de ouro no mercado negro.

Por outro lado, é alentador para os habitantes de Belgrado saber que a companhia aérea JAT vai retomar em breve seus vôos para a Suíça e a países do Oriente Médio, enquanto que a Espanha e a Austria anunciaram a reabertura de suas embaixadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;