Diarinho Titulo Rio-2016
Em clima olímpico
Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
31/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A maior competição esportiva do planeta está para começar. De maneira oficial, os Jogos Olímpicos 2016 iniciam na sexta-feira e movimentarão a cidade do Rio de Janeiro até o dia 21 – as partidas de futebol irão começar na quarta e quinta-feira para se adequar ao calendário criado. Esta é a primeira vez que o Brasil e a América do Sul serão sede do evento, que teve a última edição em Londres (na Inglaterra), em 2012, e se repete a cada quatro anos em locais diferentes do mundo.

A agenda dividirá representantes de 206 países em 42 modalidades, casos de judô, tênis e quatro tipos de ciclismo. As 306 provas colocarão frente a frente alguns dos melhores atletas da atualidade na briga pelas medalhas de ouro (primeiro lugar), prata (segundo) e bronze (terceiro). Cerca de 10 mil esportistas, entre homens e mulheres, são aguardados.

Foi na Grécia antiga que tudo começou, como homenagem aos deuses realizada na cidade de Olímpia. Os primeiros registros datam de 776. a.C. (antes de Cristo), mas o formato da competição pareciso como o conhecemos hoje em dia foi montado somente em 1896, em Atenas, capital grega.

Além da Olimpíada, o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Paralímpicos, disputado por pessoas com deficiência. As atividades ocorrem de 7 a 18 de setembro e terão esportes como esgrima em cadeira de rodas e voleibol sentado.

A história do evento tradicional rende muitas curiosidades. O Diarinho separou informações do passado e do presente para os pequenos torcedores.

MEDALHAS. Foram produzidas 2.488 medalhas olímpicas para a edição deste ano. Além de trazer o logo oficial, 

os itens de ouro (centro), prata e bronze ainda contam com detalhes de desenhos de folhas de louro, que representam a proximidade das forças da natureza e os atletas.

- O atleta mais jovem a vencer uma medalha de ouro é o alemão Klaus Zerta, de  13 anos (campeão de remo em 1960).  Já o título de mais velho medalhista dourado é da norte-americana Eliza Pollock, de 63 anos e 333 dias (campeã de tiro ao arco em 1904)

- Os brasileiros com o maior número de medalhas são os velejadores Robert Scheidt (ainda atuando) e Torben Grael, ambos com cinco itens ganhos

- A Vila Olímpica irá ser casa de grande parte dos atletas. As camas, por exemplo, podem ser esticadas para atender aos esportistas mais altos

MAIOR DA HISTÓRIA. O nadador Michael Phelps é o maior medalhista da história. Ao longo de quatro edições na carreira, o norte-americano de 31 anos venceu total de 22 medalhas, sendo 13 delas em provas individuais. Ele irá encerrar sua trajetória olímpica no Rio de Janeiro e pode voltar para casa ainda mais vitorioso

GOLFE. Após ficar longe da Olimpíada por 112 anos, o golfe volta a fazer parte da grade do evento esportivo com disputas individuais entre homens e mulheres nas quais os jogadores devem acertar série de buracos espalhados pelo campos com vários tipos de tacos especiais e bola específica

RUGBY DE 7. Os jogos Rio 2016 marcam a estreia dos times masculinos e femininos  do rugby de 7 – a versão com 15 atletas esteve em duas edições –, com participantes usando mãos e pés para controlar bola oval até fazer vários tipos de pontos por meio de muito contato físico

Os games também foram tomados pelo clima olímpico com Mario & Sonic at The Rio 2016 Olympic Games, com versões para Nintendo 3DS (R$ 199, em média) e Wii U (R$ 249,99, em média).  No jogo, as turmas de Mario e Sonic se misturam em versões de modalidades esportivas e em alguns minigames típicos do universo dos personagens – com blocos ou moedas. O modo Road to Rio coloca o jogador representando um país e tendo de escolher determinada ‘equipe’ para defender.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;