Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Para que serve o dente do siso?
Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
31/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


Apesar de muitas vezes não se desenvolverem em todas pessoas, os dentes do siso (também chamados terceiros molares) fazem parte da arcada dentária completa de um adulto. Não são considerados ‘especiais’ e estão dentro da formação dos seres humanos. Mas também é comum ter pessoas que sequer possuem esse tipo de tecido calcificado.

São heranças dos nossos ancestrais. No tempo das cavernas, o siso era importante para a mastigação de alimentos muito duros que faziam parte da alimentação do homem daquela época, como raízes e carne crua, por exemplo. Ele também é conhecido como ‘dente do juízo’, pois só aparece quando temos por volta de 17 e 25 anos, idade considerada a passagem da adolescência para a fase adulta, onde as pessoas costumam ‘tomar juízo’, ou seja, serem mais responsáveis.

No entanto, com o passar do tempo, a alimentação do ser humano foi mudando bastante. É comum termos comidas mais ‘moles’ no dia a dia, fazendo com que esses dentes não sejam mais essenciais para uma mastigação eficiente.

Essa evolução resultou na diminuição do tamanho da arcada dentária completa e os siso (dois superiores direito e esquerdo e dois inferiores também nos dois lados), por serem os últimos a nascer, muitas vezes ficam sem espaço para se desenvolver. Há casos em que esse tipo de tecido nasce, mas acaba surgindo em posição incômoda justamente por não ter onde ficar dentro da boca. Isso pode prejudicar toda a arcada dentária, seja empurrando (e entortando) os outros dentes ou causando dores, inflamações e cáries. Nesses casos, eles precisam ser extraídos.

Os primeiros dentes do ser humano começam a aparecer por volta dos seis meses de vida. Aos 6 anos, em média, as crianças passam a perder os chamados ‘dentes de leite’ para haver a substituição pelos permanentes.

A arcada dentária de um adulto tem, em sua maioria, total de 32 dentes espalhados pela boca.

Pergunta da Julia Oliveira Macedo, 12 anos, de Santo André. Ela conta que já possui a dentição permanente. “Todos os meus dentes de leite caíram. Não sei se terei esses maiores”, diz a menina, que sabe dos prejuízos que podem ser causados pelo nascimento dos siso. “Meu pai já tirou e ele sofreu com dor. Tomara que eu não precise.”

Consultoria de Marcio Parpinel, cirurgião dentista responsável técnico pela Odontopar Clínica Odontológica, de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;