Automóveis Titulo Serviço
Desconto no zero-quilômetro

Além de deficientes, isenção de impostos na compra de carro novo engloba diversas patologias

Do Diário do Grande ABC
29/07/2016 | 07:34
Compartilhar notícia
Banco de dados


Por lei, as pessoas que possuem necessidades especiais têm direito a desconto na hora de comprar o carro zero. Vantagens como isenções de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), ajudam. Mas muitos pensam que, para isso, precisam ser cadeirantes ou ter algum tipo de atrofia muscular.

Entretanto, não é assim. Além de pessoas com deficiência e familiares (responsáveis por conduzir o portador de necessidades especiais), “quem tem doenças como câncer, hepatite C, mal de Parkinson, diabetes, lesões por esforços repetitivos, HIV positivo e até mesmo problemas graves de coluna têm direito aos benefícios”, explica Rodrigo Rosso, presidente da Abridef (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência).

Para quem não sabe, até mesmo idosos podem ser contemplados com as isenções tributárias que a legislação oferece na hora de comprar um veículo zero-quilômetro – não pela idade ou eventuais doenças em si, mas por alguma sequela física ou motora que carreguem.

No total, mais de 100 milhões de brasileiros podem ter direito a comprar carro zero com isenções de impostos, apontam estudos. E, para que isso vire realidade, especialistas indicam a procura de despachante especializado para ajudar a percorrer o (longo) caminho, cheio de burocracias e filas na Receita Federal e na Secretaria da Fazenda.

É necessário que o candidato passe por médicos credenciados pelo Detran e obtenha habilitação específica. No Grande ABC, diversas autoescolas oferecem o serviço.

SAIBA
Vale lembrar que, ao contrário do que alguns pensam, não se vende veículo adaptado. O automóvel é comprado original – como qualquer zero-quilômetro – e a partir daí (caso necessário) são feitas as adaptações em empresas especializadas, como Cavenaghi e Adapt Auto, por exemplo.

Como os serviços podem variar (desde a colocação de acelerador e freios manuais, até rampa de embarque para cadeiras de rodas), não é possível especificar preços de adaptação – mesmo porque os custos dependem da empresa escolhida. Este é mais um incentivo para batalhar tais isenções, que podem chegar a quase 30% do preço de tabela do modelo escolhido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;