Política Titulo Quadro na região
Pré-candidatos dão 1º passo com convenções
Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


De olho na disputa pelos governos municipais, os pré-candidatos a prefeito da região iniciaram a confirmação das datas de convenções partidárias, atividades oficiais que são o primeiro passo para largada da eleição, com a formalização da escolha dos postulantes (chapas majoritária e proporcional). A deliberação das legendas sobre as coligações deve ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto, conforme a mudança nos prazos da legislação. Com a nova redação, em vigência, alterou para 15 de agosto o derradeiro dia para solicitação do registro dos pleiteantes no páreo.

Em Santo André, cinco prefeituráveis, entre eles, o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB, dia 30), Paulinho Serra (PSDB, dia 31) e Raimundo Salles (PPS, dia 31), marcaram o evento para ratificar os nomes na concorrência. No entanto, o chefe do Executivo Carlos Grana (PT) ainda não definiu data e local do ato. Em São Bernardo, o afilhado político do prefeito Luiz Marinho (PT), o ex-secretário Tarcisio Secoli (PT) fechou no dia 5, prazo limite. Alguns quadros anteciparam a data e, dentro do período estabelecido, apenas vão formalizar a ata em reunião para encaminhar o documento ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

As três próximas semanas de julho serão decisivas no cenário eleitoral. Isso porque série de pré-candidaturas ao Paço ainda deve ficar pelo meio do caminho até o teto permitido pela lei, a exemplo do vereador Roberto Rautenberg (PRB, de Santo André), do ex-parlamentar Tunico Vieira (PMDB, de São Bernardo) e do ex-prefeito Gilson Menezes (PDT, de Diadema). Essas pendências podem influenciar nas alianças proporcionais – listas de postulantes à vereança, que tendem a se modificar a depender da quantidade de integrantes de cada sigla envolvida no elo – e na definição do vice.

A reforma também reduziu o período da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando o processo em 16 de agosto. Com o tempo menor da empreitada, as normas ficaram mais flexíveis. Os políticos puderam se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja pedido explícito de voto. Neste ano, o primeiro turno será realizado em 2 de outubro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;