Diarinho Titulo Música
Curtindo rock 'n' roll

Nova geração de fãs mostra que está pronta para festejar o Dia Mundial do Rock por muitos anos

Luís Felipe Soares
10/07/2016 | 07:23
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O estilo musical mais agitado de todos está em festa. A próxima semana marca a chegada do Dia Mundial do Rock (veja mais ao lado) e uma nova geração de fãs promete manter viva a adoração ao som que nasceu na década de 1950 como evolução de outros ritmos tradicionais. O passar do tempo mostrou o surgimento de gêneros como punk, hard rock, grunge e hardcore, todos variações do original.

Parte da diversão é fazer muito barulho com atitude.Júlia Rolim Perez, 10 anos, já tem toda a postura que uma boa roqueira precisa ter e não quer ouvir falar que rock é coisa de menino. “É bobagem. Eu arrebento quando estou tocando. Menina é tão roqueira quanto qualquer um”, afirma a andreense.

Fã de bandas como Iron Maiden, Green Day e Metallica, a baterista parece ter encontrado o instrumento favorito. “Eu e minha mãe sempre ouvimos as rádios de rock e gosto bastante. Fiz um ano de teclado, mas não gostei. A bateria é o mais pesado da banda e quero continuar tocando quando eu crescer, mas mais como hobby.”

Os gêmeos Bruno e Lucas Piotto Trigo, 8, de São Caetano, começaram o ano com aulas de guitarra. Natural de família de músicos, a dupla dá seus primeiros passos nesse universo. “Guitarra é o mais legal. Gosto bastante da distorção (alteração no som original das cordas), que não dá para fazer com outros instrumentos”, diz Lucas, que adora ouvir a música "Walk", do Foo Fighters, entre outras. Em casa, os garotos se dividem entre os exercícios de aprendizado e sessões de videogame.

Na School of Rock (Rua São Paulo, 1.154. Tel.: 3565-6517), em São Caetano, eles estão aprendendo acordes de canções como "Ainda é Cedo" (dos brasileiros do Legião Urbana) e "Seven Nation Army" (do grupo White Stripes). “Apertar as cordas da guitarra dói um pouco, mas não é ruim. Também é preciso usar as palhetas para não machucar os dedos”, comenta Bruno. “Prefiro as aulas quando tem a banda completa e juntamos os outros alunos. É legal fazer muito barulho.” A diversão do rock ‘n’ roll continua a encantar e agitar.

Data lembra famoso festival de 1985

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho. A data foi escolhida pela primeira edição do festival Live Aid, organizado para arrecadar doações para ajudar famílias da Etiópia (pequeno país localizado na África e o 14º mais pobre do mundo) a combaterem a fome. Apesar do nome, o Brasil é a única nação do planeta a ter esse dia em seu calendário.

Realizado ao mesmo tempo em palcos montados nos Estados Unidos e na Inglaterra no ano de 1985, os mega-concertos reuniram alguns dos maiores artistas do rock. As bandas The Who, Queen, Led Zeppelin, Judas Priest e artistas como Paul McCartney (ex-integrante dos Beatles), David Bowie e Phil Collins (ex-integrante do Genesis) tiveram suas apresentações transmitidas pela televisão para 150 países. Cerca de 2 bilhões de pessoas viram os shows pela TV. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;