Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como funciona o controle remoto?

Primeiros exemplares criados nos anos 1950 nos Estados Unidos tinham fio que os conectavam à TV

Tauana Marin
10/07/2016 | 07:01
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


Quando apontamos o controle remoto para um eletrônico ou eletroeletrônico não podemos enxergar, mas os comandos são feitos por diversas formas de ondas emitidas pelo aparelho sem fio. Ele funciona com a ajuda de ‘mensagens especiais’. Cada botão apertado corresponde a um código. O controle emite a mensagem e o aparelho, com um leitor de comandos, traduz o que desejamos fazer (ligar ou desligar, mudar de canal e subir ou diminuir o som, por exemplo). 

Trata-se de recurso usado em conjunto com diversos aparelhos, casos da televisão, videogame, brinquedos e outros aparelhos que fazem parte do nosso dia a dia. Geralmente utilizam pilhas e baterias, com alguns sendo alimentados pela tomada em carregamento semelhante ao de celulares.

DESCOBERTA

O controle remoto foi inventado em 1950 pela empresa norte-americana Zenith Radio Corporation. Os primeiros exemplares eram bem diferentes do que temos hoje em dia e incluia um fio que era conectado aos televisores da época. A evolução com o passar dos anos fez com que a conexão com o aparelho principal ocorresse por ondas invisíveis.

Para tentar facilitar a vida das pessoas para que não haja diversos controles em uma mesma casa – um para cada aparelho – foi criado o controle remoto universal, que ‘aprende’ a se comunicar com qualquer tipo de eletrônico.

Uma evolução são dispositivos wi-fi, capazes de acionar videogames, por exemplo, mesmo quando estão em outros ambientes de um determinada local. Também existem aplicativos para celulares que podem substituir o item.

Gabriel Santos Silva, 10 anos, de São Bernardo, não se conforma como é possível seu pai mexer na televisão apenas com o controle remoto. “Parece mágica, né? Fico pensando no que acontece dentro da TV para conseguirmos mudar o canal, o volume sem sairmos do sofá”, conta o menino, que quase não desgruda do controle do videogame.

Consultoria de Rosivaldo Andrade Catão, professor e coordenador de atividades técnicas da Escola Senai Roberto Simonsen, em São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;