Internacional Titulo
EUA investigarão vazamento de nome de agente da CIA
Do Diário OnLine
29/09/2003 | 15:02
Compartilhar notícia


A assessora de Segurança Nacional dos EUA, Condoleezza Rice, informou nesta segunda-feira que o Departamento de Justiça do país está investigando a denúncia de uma suposta operação da Casa Branca para revelar a identidade de um agente da CIA (agência de inteligência norte-americano) para o colunista de um jornal.

Pela denúncia, funcionários do governo teriam revelado que Valerie Palmer, mulher do ex-embaixador dos EUA para o Níger Joseph Wilson, era uma espiã da CIA. Wilson viajou para o Níger no ano passado, para averiguar a suspeita de uma tentativa do Iraque de obter urânio no país.

Ao voltar da viagem, Wilson disse ao governo que a história – um dos argumentos dos EUA para justificar a guerra no Iraque - era bastante duvidosa. Em retaliação, duas autoridades da Casa Branca teriam chamado pelo menos seis jornalistas a Washington e divulgado a identidade e função da mulher do ex-embaixador.

Segundo o jornal Washington Post, divulgar a identidade de um agente secreto constitui crime federal nos Estados Unidos.

O episódio lembra o caso do cientista britânico David Kelly, que se suicidou após ter seu nome divulgado como sendo fonte de uma matéria da BBC que afirmava que o governo de Tony Blair mentiu nos relatórios sobre armas de destruição em massa no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;