Automóveis Titulo
Pronta para Attackar
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
17/08/2011 | 07:00
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Divulgação


Para agregar uma opção esportiva ao portfólio de veículos, a Nissan resolveu ressuscitara versão Attack da Frontier - sobrenome utilizado pela picape entre 2005 e 2008.

Com três opções de acabamento, o modelo busca aliar a ideia de força, potência, modernidade e robustez.

Para isso, aposta nas rodas de liga leve com 16 polegadas pintadas em Titanium e calçadas por pneus de uso misto, faróis com máscara negra, para-choque traseiro preto ou cromado. Os adesivos em menção à versão são colados no rack de teto e nas laterais da caçamba, respectivamente.

Por dentro, o console central e o acabamento dos comandos dos vidros elétricos vêm na cor prata e a manopla do câmbio é revestida em couro.

VERSÕES

As versões SE contam com a mesma lista de equipamentos. A diferença é a opção de tração 4x2 ou 4x4 - R$ 93.990 e R$ 100.990, respectivamente.

Com motor 2.5 16V turbodiesel que gera 144 cv e 36,3 mkgf de torque, auxiliado pelo câmbio manual de seis marchas, a variante conta com ar-condicionado, direção hidráulica, volante com ajuste de altura e acabamento em couro (assim como a manopla do câmbio), CD player com MP3 e entrada auxiliar, trio elétrico, tecidos com nova padronagem em dois tons e faróis de neblina.

Já a LE Attack é oferecida apenas na versão 4x4 com câmbio automático de cinco velocidades. Por R$ 127.490, conta com o mesmo motor, mas a potência é melhorada - são 172 cv e 41,1 mkgf de torque.

a lista, além dos equipamentos da versão de entrada, o modelo conta com travas e vidros elétricos, bancos revestidos em couro, controle do iPod através de comandos no volante, tela colorida de 4,3 polegadas no console, bússola digital, retrovisor interno eletrocrômico (para evitar ofuscamento) e controlador de velocidade (sim, o popular piloto automático).

MERCADO

Quando surgiu pela primeira vez no Brasil, a versão Attack era uma série especial da Frontier e contava com um lote de 800 unidades, mas a boa aceitação estendeu suas vendas até 2008 (com 30% do mix de vendas do modelo). "Hoje, a meta é responder por 40% do total da linha", diz Tiago Castro, chefe de marketing da Nissan do Brasil.

Espaço e funcionalidade 

No dia a dia, dirigir uma picape deste porte, disputando espaço com os demais carros e, principalmente, com as motocicletas - que normalmente cruzam entre as faixas - não é tarefa fácil. Mas, nos momentos de lazer, curtir um trecho off-road pode ser bem divertido a bordo da Frontier. Mérito do sistema de tração Shift-on-the-Fly, que permite acionar a tração integral por meio de um botão no painel - contanto que esteja a uma velocidade inferior a 80 km/h.

Dependendo da situação, o motorista pode optar pelos três modos: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida. Este último, indicado para terrenos excessivamente irregulares, com areia ou lama.

Mas vale lembrar que, após superar os obstáculos, é inútil continuar com a reduzida tracionada. Que também gera mais gastos com combustível.

A montadora não divulga números de consumo, mas tire suas conclusões olhando as medidas do veículo: 5,23 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,78 metro de altura. Pesa 1.895 quilos (versão SE com câmbio manual).

Com toda essa robustez, não dá para esperar menos da capacidade de carga - de até 1.030 quilos.

O conforto interno é garantido pela distância entre os eixos de 3,20 metros.

Na lista de equipamentos, uma preocupação com a segurança. A picape conta com freios antitravamento com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e air bag duplo.




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