Internacional Titulo
Vaticano diz que papa dará a bênção no domingo de Páscoa
Da AFP
08/03/2005 | 19:56
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II, ainda hospitalizado na policlínica Gemelli de Roma, depois de uma traqueostomia, pretende participar das cerimônias da Páscoa: o Vaticano anunciou nesta terça-feira que ele dará a bênção 'Urbi et Orbi', A Cidade e o Mundo.

Em comunicado sobre o programa das celebrações da Semana Santa, de 20 a 27 de março, a Santa Sé informou que a bênção está prevista para o meio-dia, após a missa do domingo de Páscoa. O texto não informa, no entanto, se João Paulo II pronunciará algumas palavras ou se contentará em dar a bênção aos fiéis.

Mas o comunicado deixa claramente subentendido que João Paulo II tem esperanças de participar também da Via-Crucis, celebrada na Sexta-Feira Santa perto do Coliseu. Para esta cerimônia, não foi designado ainda nenhum celebrante, enquanto que para todos os outros rituais foi escolhido um cardeal para substituir o Santo Papa.

Assim, a missa de domingo de Ramos, no dia 20 de março, durante a benzedura dos ramos de oliveiras, será celebrada pelo cardeal Camillo Ruini, vigário de Roma e presidente da conferência episcopal italiana.

A de Páscoa será oficiada pelo cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, antes da bênção.

A missa de Quinta-Feira Santa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, enquanto o cardeal colombiano Alfonso Lopez Trujillo será encarregado das vésperas, para lembrar a Última Ceia, de Cristo com seus apóstolos, compreendendo a cerimônia do Lava-Pés.

Na Sexta-Feira Santa, no final da tarde, a missa celebrando a Paixão de Cristo, na Basílica Saint Pierre, será oficiada pelo cardeal americano James Francis Stafford.

Enfim, a celebração da véspera da Páscoa, aberta pela tradicional benção do fogo, será confiada ao cardeal alemão Joseph Ratzinger, decano do Sacro Colégio.

A publicação do calendário confirma as previsões do porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, que afirmou na segunda-feira que "o Santo Papa estará de volta ao Vaticano para a Semana Santa". Entretanto, nenhuma data foi fixada até o momento para João Paulo II deixar o hospital.

O porta-voz acrescentou que o estado geral do papa continua a melhorar e que ele já pode passar longos períodos em uma poltrona. Na terça-feira, M. Navarro-Valls foi de novo ao hospital Gemelli, como ele fez todas as manhãs, mas ele não fez qualquer comentário sobre o estado de saúde do papa. Em compensação, ofereceu chocolate a todos os jornalistas presentes na policlínica, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

O conselho permanente de bispos italianos, reunido em Roma, por sua vez, enviou nesta terça-feira uma mensagem ao papa a fim de lhe expressar "seu afeto, gratidão e admiração" pela fé que "ele demonstra há muito tempo no seu ministério pelo bem da Igreja e na humanidade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;