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Verificação evita falhas do motor em época de frio

Antes de dar partida, certifique-se de que reservatório, bateria, cabos e velas de ignição estão em dia

Do Diário do Grande ABC
01/07/2016 | 07:34
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Divulgação


Recentemente as temperaturas nas cidades da região chegaram perto de 0°C. Além do sofrimento em sair da cama, do banho, ou mesmo encarar uma pia cheia de louça, muita gente se deparou com outra situação difícil de lidar em época de frio: falha no motor do carro.

E é só nesta hora que os motoristas se arrependem de não ter dado aquela verificada básica na mecânica, pois pequenas ações podem dar conta de evitar esse tipo de situação. Uma delas é a manutenção do reservatório de gasolina (tem nos carros bicombustíveis e é popularmente chamado de tanquinho), que necessitam de abastecimento. O fluído deve ser trocado a cada 90 dias, mas vale lembrar que nem todos os postos de combustível fazem o serviço.

De acordo com Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK, “as velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado”. Ele reforça que, além de falhas de partida, velas em más condições também causam aumento no consumo de combustível e nos níveis de emissões de poluentes.

A recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente – o que ocorrer primeiro.

Mori diz que em casos de falha ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo. Isso pode levar até 30 minutos.

Não é possível especificar valores de consertos, mas é bom lembrar que, no caso do sistema de ignição, o valor do reparo é, em geral, 30% mais caro que o da revisão preventiva.

E é justamente nos dias frios que o motor do veículo exige mais energia da bateria. Portanto, a dica é inspecionar o sistema elétrico do veículo para evitar panes.




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