Internacional Titulo
Etiópia afirma ter 'acabado' com exército eritreu
Do Diário do Grande ABC
07/06/2000 | 16:27
Compartilhar notícia


O chefe do estado maior do exército etíope afirmou que ``a máquina militar da Eritréia' foi ``destruída' pelas ofensivas etíopes desde 12 de maio passado, enquanto Asmara anunciou nesta quarta-feira a tomada da cidade de Tesânia.

Segundo o tenente-general Tsadkan Gebre-Tensae, citado pelo jornal governamental Ethiopian Herald, ``14 das 24 divisoes do Exército eritreu ficaram fora de combate durante os recentes confrontos militares'.

``As 10 divisoes inimigas restantes sofreram significativas perdas humanas e materiais', acrescentou.

No entanto, a Eritréia afirmou hoje ter vencido uma batalha na Tesânia, sudoeste do país, causando enormes perdas ao exército de Addis Abeba.

Asmara explicou que, ante o avanço etíope, conservou o essencial de suas tropas com uma mobilizaçao tática de seu exército, principalmente na frente central e ocidental.

Enquanto isto, as negociaçoes indiretas na Argélia, iniciadas dia 30 de maio, prosseguem discretamente, sem que tenha sido divulgada qualquer informaçao nos últimos dias.

Os negociadores eritreus e etíopes receberam domingo novas propostas de mediaçao relacionadas a uma soluçao global do conflito.

Ao drama humano dos civis eritreus deslocados a centenas de milhares pelos combates, se somaram os etíopes que vivem na Eritréia.

Dois etíopes residentes na Eritréia foram levados há 10 dias pelas autoridades a um campo situado a 20 km ao sul de Asmara.

Procedentes das cidades de Mendefera, Adi Quala ou Adi Jei (a 100 km ao sul da capital), os etíopes, que em maioria residiam na Eritréia há vários anos, foram instalados perto da localidade de Shikati, sob a vigilância de milicianos armados.

Os etíopes, em maioria homens jovens, mas também mulheres, anciaos e crianças, estao há 10 dias neste acampamento improvisado.

Asmara reconheceu oficialmente nesta quarta a existência destes ``campos de refugiados'.

``Como aconteceu com 1,5 milhao de eritreus, também os etíopes foram deslocados pela guerra e reagrupados em campos', declarou durante uma entrevista à imprensa o secretário permanente do ministério das Relaçoes Exteriores, Tesfai Ghermaziem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;