Internacional Titulo
EUA querem substituir plano do Brasil de ajuda à Venezuela
Do Diário OnLine
10/01/2003 | 13:52
Compartilhar notícia


O governo americano planeja formar um grupo de países para ajudar a acabar com a greve geral que perdura na Venezuela desde o dia 2 de dezembro, segundo publicou o jornal Washington Post na edição desta sexta-feira.

Para a publicação, o plano substituiria uma iniciativa do Brasil de formar um ‘grupo de países amigos’ para resolver a crise, o que a Casa Branca acredita que possa ter efeito contrário.

No entanto, o Brasil faria parte do grupo de 'Amigos da Venezuela' que os americanos proporão. Os outros ‘amigos’ seriam EUA, México, Chile, possivelmente a Espanha e um representante do secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

O plano deverá ser divulgado na próxima semana. A Venezuela, quinto maior pro dutor de petróleo no mundo, está no 39º dia de uma greve que atingiu duramente a exportação do combustível do país.

A Casa Branca não comentou de imediato o relato do jornal. Para o Washington Post, o governo Bush, que se manteve à margem da turbulência no país sul-americano, está pronto a se envolver devido à preocupação cada vez maior com um desabastecimento do petróleo, uma vez que o país se prepara para uma possível guerra com o Iraque.

Itamaraty - O Ministério das Relações Exteriores não quis comentar a proposta americana que entra em confronto com as idéias defendidas pelo Brasil.

Sobre a reportagem do Washington Post, o Itamaraty informou apenas, por meio do chefe da Assessoria de Comunicação do Itamaraty, Ricardo Tavares, que a intenção do Brasil é colaborar com a resolução da crise, sem a intenção de "ingerir" nos assuntos do país vizinho.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva irá discutir sobre o ‘grupo de países amigos’ com o secretário-geral da OEA, César Gaviria, nos dias 15 e 16, no Equador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;