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Trânsito e Inclusão Social são prioridades de Consórcio
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
05/04/2008 | 08:13
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As áreas de Inclusão Social e Mobilidade e Trânsito são as novas prioridades do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Os dois tópicos foram os mais citados por cerca de 90 entidades da região em pesquisa realizada pelo Consórcio. Sexta-feira, a instituição regional promoveu o Seminário Planejamento Regional Estratégico 2008, com participação de 200 integrantes da sociedade civil e lideranças políticas.

Mesmo sendo os dois temas sublinhados numa pesquisa realizada pelo Consórcio – responderam ao questionário cerca de 90 das 341 entidades procuradas –, o Trânsito foi destacado como prioritário pelo secretário Estadual dos Transportes, Mauro Arce, e pelo prefeito de Santo André e presidente do Consórcio, João Avamileno.

Ambos citaram o Trecho Sul do Rodoanel – que passará pelo Grande ABC – e suas conseqüências positivas para a região. “Temos trabalhado junto ao Consórcio para melhorar a vida e dar mais conforto para as pessoas”, destacou Arce.

Segundo o secretário, nos últimos anos foram destinados mais de R$ 300 milhões para as cidades que diretamente absorverão os impactos do Rodoanel. O objetivo do investimento é preparar os municípios com ações que complementem o projeto.

Arce informou ainda outros empreendimentos que tornarão eficientes os resultados do Rodoanel. “Junto com as Prefeituras de Mauá e de São Paulo, estamos desenvolvendo o projeto de ligação da Avenida Jacu-Pêssego com a Avenida Papa João XXIII. Apesar de estarem próximas, menos de nove quilômetros, não há ligação. Faremos ligação direta entre a Zona Leste de São Paulo e o Grande ABC”, explica. “Também pretendemos estender a Avenida dos Estados depois do início da operação do Rodoanel.”

Já o prefeito João Avamileno comemora a conquista da antecipação da construção da asa Sul do Rodoanel. “Conseguimos que começasse pelo trecho do Grande ABC. Precisamos nos preparar para os efeitos colaterais, com planejamento, debates e diálogo com o governo do Estado para que, de verdade, a obra seja mais positiva e não traga transtorno para nossa região.”

“Os efeitos colaterais”, citados por Avamileno, são o carregamento do trânsito nas Rodovias Anchieta e Imigrantes, além da Avenida Papa João XXIII e na Rua Giovanni Batista Pirelli, em Santo André. “Talvez para nosso município na haja tanta conseqüência, pois estamos construindo o Viaduto Cassaqüera,que deverá amenizar o fluxo proveniente do Rodoanel no Centro da cidade.”

De acordo com o chefe do Executivo andreense, outros três locais – que classifica como “críticos” – merecerem um estudo mais aprofundado para também receberem melhorias: a Avenida dos Estados, que corta a cidade, a entrada de Mauá e a Anchieta, em São Bernardo.



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