Política Titulo
Confirmado: posse de Covas será domingo
Do Diário do Grande ABC
05/01/1999 | 15:51
Compartilhar notícia


Está confirmado: Mário Covas assumirá seu segundo mandato de governador de Sao Paulo neste domingo, dia 10, às 11h30, em solenidade a ser realizada na Assembléia Legistativa. Nessa data, Covas deverá anunciar, também, a composiçao do novo secretariado. A expectativa é de que o governador mantenha pelo menos oito dos 23 atuais secretários de estado. Comenta-se, também, que Covas deverá chamar para o secretariado pelo menos dois deputados federais (José Anibal e Sampaio Dória sao os mais cotados) como forma de abrir vagas para os dois primeiros suplentes de deputado, muito ligados a ele, assumirem suas vagas na Câmara em Brasilia. Os dois primeiros suplentes sao Zulaiê Cobra Ribeiro e Antonio Carlos Mendes Thame.

Os médicos do governador haviam dito que Covas já estava recuperado para reassumir o cargo, mas queriam evitar que ele se expusesse aos atropelos da solenidade de posse na Assembléia, recomendando que ele adiasse um pouco o evento. Covas, no entanto, numa decisao pessoal, resolveu assumir o segundo mandato no domingo, dia 10, para evitar qualquer polêmica jurídica em torno da posse. É que a Constituiçao do estado prevê que o governador deve assumir até o dia 10 de janeiro, ``salvo motivo de saúde ou de força maior'. Caso isso nao ocorresse, seria, entao, declarado o cargo vago.

Para evitar que a oposiçao venha a dizer que Covas já havia tido alta médica no último dia 28 de dezembro e, por estar em casa no Palácio dos Bandeirantes, estaria em condiçoes de assumir o cargo até o dia 10, Covas preferiu nao arriscar e resolveu tomar posse no domingo mesmo.

Tecnicamente, contudo, Covas poderia até deixar para depois, já que afinal teve alta hospitalar, mas nao médica. A partir do dia 15, ele deve se submeter a sessoes de quimioterapia, para eliminar, de forma preventiva, qualquer risco do câncer surgir em outra parte do organismo, além da bexiga, retirada em cirurgia realizada no dia 14. Mas resolveu nao arriscar deixar lacunas jurídicas para seus adversários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;