Economia Titulo
Financiamento para imóveis usados cresce 5,54% no 1º semestre
Do Diário OnLine
24/07/2006 | 13:58
Compartilhar notícia


O financiamento para imóveis usados na cidade de São Paulo cresceu 5,54% no primeiro semestre deste ano. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), 4,44% deste total foi financiado por bancos privados e o estatal Nossa Caixa Nosso Banco.

De acordo com a pesquisa, o aumento do crédito para a compra da casa própria fez recuar as vendas à vista e com financiamento direto dos proprietários - que parcelam o valor ao comprador por conta própria. As negociações feitas à vista durante o primeiro semestre foram 1,80% menores e as financiadas pelos proprietários tiveram redução de 14,74%. Já as vendas realizadas por meio de consórcios tiveram expansão de 123,81% nesse período, mas esse crescimento se deu sobre uma base percentual reduzida - de 0,53% para 1,19% do total de imóveis vendidos.

"Um semestre que fecha com resultados como esses só pode ser saudado como positivo, porque mostrou ter havido crescimento naquilo que é essencial para a maioria das famílias, ou seja a maior facilidade para obtenção do crédito para comprar a casa própria", comentou José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP.

Venda e locação- Já a venda de imóveis usados teve redução de 6,09% em junho em relação a maio, com a comercialização de 252 casas e apartamentos. As propriedades mais vendidas nesse período foram as com preços até R$ 100 mil, que somaram 51,16% do total negociado.

O número de imóveis alugados em junho foi 8,77% inferior a maio. As 481 imobiliárias consultadas pelo Creci-SP alugaram 1.091 propriedades, sendo a maioria casas (55,55%).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;