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Crescimento inspira indústria de tintas
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
09/04/2008 | 07:21
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Atentas às novas demandas do atual consumidor brasileiros, as empresas de tintas do Grande ABC presentes na 16ª edição da Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção e Iluminação em São Paulo) – que começou terça-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi e vai até o dia 12 de abril – estão apostando pesado na novas tendências de cores, nos produtos sem cheiro e com apelo ambiental.

A Tintas Coral, com sede em Mauá, por exemplo, destinou R$ 1,5 milhão para o desenvolvimento de produtos com apelo de responsabilidade social e bem-estar da sociedade, como foi o caso do Esmalte Base Água Coralit Zero. Segundo Eduardo Takara, diretor de Marketing da Coral, a tinta possui um baixo odor – fica sem cheiro após uma hora da aplicação – e leva apenas 30 minutos para secar.

“Deixamos de usar os derivados de petróleo para começar a fabricar tintas imobiliárias à base de água. Atualmente, esse produto já responde por 85% da produção e a estimativa é que até no fim deste ano o número chegue a 90%”, diz.

Além disso, a empresa relançou recentemente o Esmalte Sintético Coralit, que agora cria uma película mais brilhante e durável, que protege e mantém a beleza do acabamento das superfícies de madeira e de metais por mais tempo. Até o final do ano estão previstos investimentos de R$ 49,5 milhões no País.

“A linha Coralit está entre os produtos amigáveis ao meio ambiente comercializados pela Coral. O esmalte, por exemplo, utiliza a garrafa PET em sua composição. Nos últimos três anos, a empresa retirou da natureza 56 milhões de embalagens plásticas. Além disso, a empresa tem se dedicado a desenvolver artigos com o uso de substâncias de fontes renováveis, como a soja, em substituição aos derivados do petróleo”, comenta Takara.

Outra que desde 2001 utiliza água no lugar de solventes químicos é a Lukscolor. A empresa propõe uma linha diferenciada, que tem suave perfume. Os produtos têm como principal atributo a segurança e bem-estar do consumidor e dos profissionais de pintura na hora da aplicação do produto.

“Fomos pioneiros na utilização da água e de perfume na fabricação das tintas no mercado nacional. Nosso maior desafio é desenvolver produtos inovadores, sejam eles estéticos ou funcionais, que agreguem valor e conforto aos nossos clientes”, justifica Cristina Potomati, diretora da Lukscolor.

Na Feicon 2008 a empresa apresenta um novo catálogo de tendências de cores 2008 e 2009, que demandou investimentos de cerca de R$ 500 mil, quase 15% a mais que no ano passado.

“O catálogo traz 40 novas cores, segmentadas em 11 famílias. A decisão de apontar tendências de cores para o biênio deve-se ao fato de que as mudanças nas tonalidades de cores nos segmentos de decoração e design são gradativas”, destaca Deise Melo, estilista de cores da Lukscolor.

Já o principal lançamento da Basf, de São Bernardo, dona da marca Suvinil, é o Suvinil Látex Maxx. As características da novidade são resistência duas vezes maior e rendimento 40% superior, segundo a empresa. Outra novidade da marca é o novo conceito do sistema SelfColor, que foi redesenhado pela empresa em conjunto com especialistas internacionais em decoração.

A Basf tem planos de investir 200 milhões de euros entre 2008 e 2012. A maioria desses investimentos será destinado à modernização e expansão de seus processos produtivos e manutenção de infra-estrutura na América do Sul.

A Universo Tintas, de Diadema, também está investindo na ampliação das tonalidades. Neste ano, o leque de cores foi inspirado na cultura indiana e traz quatro novas tonalidades: o Perfume (tom de rosa); o Vermelho Índia, o Manga e o Incenso (tom de verde).

Segundo o diretor comercial Ari Machado, a empresa está muito otimista com os negócios neste ano. “A expectativa para 2008 é de atingir uma expansão entre 15% a 20%”, conclui Machado.




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