Nacional Titulo
Saúde debate ações contra a hanseníase com nove Estados
Da Agência Saúde
13/07/2005 | 15:22
Compartilhar notícia


Nos dias 14 e 15 de julho, a Reunião Macrorregional Centro Sul de Avaliação do Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase vai debater um dos maiores problemas da saúde pública brasileira. O objetivo do encontro é manter o monitoramento das ações contra a hanseníase, de forma a avaliar resultados, identificar necessidades e propor novas atividades. O programa busca reduzir a incidência da doença a um caso de hanseníase por 10 mil habitantes até dezembro de 2005, dando atenção especial às crianças para quebrar a cadeia familiar da doença.

Atualmente, o Brasil apresenta taxa de prevalência de 1,7 caso para cada grupo de 10 mil habitantes. No Centro Sul, as taxas são mais preocupantes: 3,62/10 mil em Goiás, 2,96/10 mil no Espírito Santo, 1,42/10 mil no Paraná e 1,32/10 mil no Distrito Federal.

Sintomas - A hanseníase é causada por um micróbio que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e das pernas. Qualquer mancha clara e com perda de sensibilidade na pele deve ser considerada suspeita de hanseníase e o portador deverá ser encaminhado imediatamente para uma unidade de saúde pública.

O Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase adota como principal estratégia a integração das ações de diagnóstico e tratamento da doença na atenção básica, facilitando o acesso universal ao diagnóstico e tratamento. Este ano o investimento total no programa será de R$ 13,2 milhões. Também integram a estratégia do programa alguns procedimentos de reabilitação, como cirurgias reparadoras, órteses e próteses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;