Internacional Titulo
Criadas estruturas de carbono similares ao diamante
Do Diário do Grande ABC
08/01/1999 | 13:52
Compartilhar notícia


Diamantes artificiais destinados à joalheria ou à produçao de microcomputadores poderao ser fabricados muito em breve graças aos estudos de uma equipe de pesquisadores franceses, informou nesta sexta o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS).

Físicos do CNRS e da Comissao de Energia Atómica (CEA) conseguiram, de fato, construir novas estruturas de carbono similares à do diamante. Seus trabalhos, publicados pela revista norte-americana Physical Review Letters, já foram alvo de um registro de patente comum CNRS-CEA.

Os pesquisadores dos dois órgaos estatais de pesquisa e da Universidade Paris-Sul de Orsay obtiveram primeira linhas isoladas dessas novas estruturas, e depois uma camada completa, desembocando numa superfície ``de propriedades ideais para fazer crescer monocristais de diamante'.

Com o tempo, segundo os cientistas, ``esta descoberta poderá permitir à indústria a fabricaçao de cristais de grande porte (alguns centímetros), tao esperados na alta tecnologia'.

O diamante nao é apenas uma pedra preciosa de grande valor na joalheria, mas também um material de propriedades eletrônicas e termodinâmicas excepcionais que poderia servir de base para a concepçao de microprocessadores e outros dispositivos mil a dez mil vezes mais eficazes que os fabricados a partir do silício.

O método de fabricaçao das linhas de átomos de carbono se fundamenta nas propriedades do carboneto de silício, cujo interesse se limita à fabricaçao potencial do diamante e abre o caminho para o estudo de uma grande variedade de estruturas de carbono com características termodinâmicas e eletrônicas inéditas.

Os pesquisadores do CNRS e do CEA demonstraram que as linhas de átomos de carbono têm uma estabilidade térmica sem precedentes de até 1200 graus centígrados, quando a da maioria das outras estruturas nao ultrapassa os 200 graus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;