Política Titulo
Presidência é questão de tempo para Araújo
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
17/11/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


A eleição de José de Araújo (PMDB) à presidência da Câmara de Santo André passa a ser questão de tempo. Ontem, Nilson Bonome, homem-forte do governo do prefeito Aidan Ravin (PTB), revelou que os esforços vêm sendo concentrados em torno da obtenção do consenso entre os pares pela candidatura do peemedebista.

O posicionamento do secretário de Finanças e de Gabinete diminui consideravelmente as chances de triunfo de qualquer outro postulante. Isso porque após assumir a função de articulador entre o governo e o Legislativo, Bonome conquistou o respeito integral dos vereadores, que cada vez mais passaram a compor a base de sustentação a Aidan - atualmente apenas o PT, com seis cadeiras, faz oposição ao prefeito.

"O Araújo é querido por todos e tem a minha aprovação", enfatizou. "Acredito que nas próximas horas, ou dias, tenhamos uma definição", salientou Bonome, ao avaliar que o próximo presidente possa ser eleito por unanimidade.

A expectativa é em virtude de o PT, sem forças para ocupar o cargo, também se inclinar a favor de Araújo. A estratégia da bancada petista é traçada considerando que poderá conquistar o apoio do PMDB para as eleições ao Paço de 2012.

Os petistas apostam que, mesmo trabalhando pela eleição de Araújo, o governo Aidan não conseguirá amarrar o PMDB consigo para daqui a dois anos. A estratégia do PT, contudo, fica ameaçada em virtude da iminente filiação de Bonome aos quadros peemedebistas.

Araújo, por sua vez, exalta a importância do apoio do futuro correligionário. No entanto, ainda prega cautela. "A opinião do Nilson é muito importante, mas ainda estou conversando com os vereadores. Quero dialogar com todos. Se a maioria estiver comigo, ótimo."

 

LUTA INGLÓRIA

Além de Araújo, pelo menos outros três vereadores ostentam o desejo de comandar a Câmara pelos próximos dos anos. Pinheirinho (DEM), Paulinho Serra (PSDB) e Israel Zekcer (PTB). Além deles, o governo cogitou trabalhar por Ailton Lima (PDT) e Marcos da Farmácia (PSDB), embora ambos negarem ter pretensões pelo cargo - o PSB estuda lançar alguém do partido.

O anúncio da predileção de Bonome por Araújo fez a primeira baixa na corrida, que será sacramentada no dia 2. Diante do fortalecimento do peemedebista, Gilberto do Primavera (PTB) retirou sua candidatura. "Se comungar para nome em harmonia com o Executivo retiro o meu nome."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;