Memória Titulo Memória
Vai ter filme japonês no Tangará

Que são aquelas longas filas no começo da Rua Coronel Oliveira Lima?

Ademir Medici
22/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Que são aquelas longas filas no começo da Rua Coronel Oliveira Lima? São os japoneses: hoje vai ter filme japonês no Cine Tangará.

Uma quarta-feira festiva para as comunidades japonesas de Santo André e Mauá. Várias homenagens estão programadas para hoje, praticamente nos mesmos horários, nas duas câmaras municipais. E a comunidade japonesa organizada no Grande ABC rende, uma vez mais, seus cumprimentos aos antigos no mês que marca a chegada da grande leva de imigrantes, pelo Kasato Maru, em 1908.

SANTO ANDRÉ

Na Câmara de Santo André, a partir das 19h, sessão solene homenageia Eiki Kurokawa, 79 anos, natural de Maracai (SP) e que vive em Santo André desde 1951; e Hanji Maki, 76 anos, paranaense de Bandeirantes, que está em Santo André desde 1950.

A homenagem anual da Câmara de Santo André aos japoneses nasceu de sugestão do capitão Eiki Mitsuzawa – militar bravo e exigente do Tiro de Guerra de Santo André em tempos imemoriais – por projeto apresentado pelo então vereador Márcio Pereira.

MAUÁ

Na Câmara de Mauá, a sessão solene começará às 19h30 e terá a presença de representantes das três associações que congregam a colônia: Okinawa Kenjim do Brasil, Nipo-Brasileira de Pedreira e Nipo-Brasileira de Mauá.

Os homenageados serão: Paulo Fukasawa, 77 anos; Hitoshi Yano, 79; Terezinha Sekiya, 71; Arlete Fukasawa Eda, 70; Amélia Kiyoko Homma, 68; e Seiti Tuha, 80.

Cada associação apresentará um número artístico, com dança infantil, execução de tambores e concerto de violão.

A sessão de Mauá terá à frente o vereador Adelto Damasceno Gomes.

HANJI MAKI

Fotógrafo em Santa Terezinha, Hanji Maki tem sido um verdadeiro embaixador das comunidades japonesas, e não só de Santo André. Foi ele quem chamou a atenção para as festividades deste ano em honra dos japoneses no Grande ABC.

Uma particularidade de Maki: de 1961 a 1966 – conta sua filha, a jornalista Eliane Maki – o pai foi empresário de filmes japoneses. Obteve muito sucesso na exibição de grandes filmes de produção japonesa no antigo Cine Tangará, em Santo André. Por isso teve a oportunidade de tirar fotos com atores que prestigiavam as exibições.

RETROSPECTIVA

Em quase 29 anos de Memória (1987-2016), tivemos a oportunidade de falar dos nossos japoneses do Grande ABC.

- Houve uma série, cidade por cidade, lá no início, inclusive com a publicação de ideogramas japoneses.

- Por ocasião dos festejos do centenário da imigração japonesa, praticamente ao longo do ano de 2008, falamos individualmente de muitos imigrantes, com destaque para os mais idosos.

- E neste ano de 2016 continuamos a receber imagens da colônia, que aceitamos e divulgamos com muita honra.

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de junho de 1986 – ano 29, edição 6166

Manchete – Copa do México: nos pênaltis, o fim do sonho do tetra

- Ontem à tarde, em Guadalajara, Brasil 1, França 1, no tempo normal e na prorrogação.

- Zico perdeu pênalti no tempo normal.

- Na cobrança decisiva de pênaltis: 4 a 3 para a França.

- Alemão, Zico e Branco marcaram; Sócrates e Júlio César não converteram suas cobranças.

- O Grande ABC chora a desclassificação.

- Casagrande, reserva durante toda a Copa, culpa o técnico Telê Santana pelo fracasso brasileiro.

Em 22 de junho de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: proclamação da independência da Arábia; insurreição vitoriosa.

1931 – Em uma fábrica de botões de São Caetano, o menor Celestino Garavelli, 13 anos, é atingido pela máquina de facas, empregada para cortar o material, sofrendo amputação de quatro dedos da mão direita.

1996 – Museu Municipal Família Pires é reinstalado no antigo armazém da São Paulo Railway, patrimônio histórico da cidade.

- Prefeitura e EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) lançam um carimbo comemorativo ao centenário do Distrito de Ribeirão Pires. No carimbo, o desenho do antigo armazém ferroviário.

2011 – Santos é campeão da Copa Libertadores da América, ao vencer o Peñarol, por 2 a 1.

Santos do Dia

- São Tomás More (Londres, 1478 – 1535). Católico fervoroso. Doutor em Direito e professor. Autor de obras famosas, como Utopia e Oração para o bom humor. Colocou-se contrário à criação da Igreja Anglicana, o que o levou a prisão e decapitação.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Paulino de Nola

- João Fisher

Hoje

Dia do Orquidófilo

Dia do Aeroviário

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversários neste dia 22 de junho: Alto Alegre dos Parecis (RO), Barra do Choça (BA), Cujubim (RO), Lajinha (MG), Nova União (RO), Santarém (PA), São Felipe D'Oeste (RO), São Jorge do Patrocínio (PR), Teixeirópolis (RO) e Vale do Anari (RO). Fonte: IBGE

- O município de Santarém, no Pará, foi fundado pelo padre João Felipe Bettendorff, em 22-6-1661, recebendo o nome em homenagem à cidade portuguesa de Santarém. Logo ao chegar, o fundador construiu, de taipa, a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição. Em 1697, 36 anos mais tarde, ocorreu a inauguração da Fortaleza do Tapajós, em uma colina próxima ao Rio Tapajós, para melhor proteção dos ataques de estrangeiros. Uma das cidades mais antigas da Amazônia. Fonte: Prefeitura de Santarém 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;