Internacional Titulo
Imprensa dos EUA critica discurso feito sobre o Iraque no Congresso
Da AFP
11/09/2007 | 13:50
Compartilhar notícia


A situação no Iraque, avaliada ontem no Congresso americano pelo general David Petraeus e o embaixador em Bagdá, Ryan Crocker, evidencia que é hora dos Estados Unidos abandonarem o país árabe, ao contrário do que sugeriram as duas autoridades americanas, afirmou nesta terça-feira a imprensa local.

O conhecido The New York Times abriu fogo em um crítico editorial indicando que "durante meses, o presidente George W. Bush prometeu um balanço honesto sobre a situação no Iraque, um olhar renovado da estratégia da guerra e um novo plano sobre como tirar os Estados Unidos da mortífera espiral da guerra civil iraquiana.O país não viu nada disso ontem", sentenciou.

No texto, o Times afirma que "o que ouvimos foram mais outra promessa quebrada e falsas afirmações de êxito feitas por Bush durante anos".

Depois do testemunho de Petraeus e Crocker, é preciso se perguntar se "os americanos estão tão dispostos a se comprometer com resultados tão incertos depois de tantos fracassos anteriores", afirmou, por sua vez, o jornal USA Today.

Já o Washington Post, que apoiou a invasão ao Iraque, avaliou em outro editorial que, "se a reconciliação política (no Iraque) que o presidente esperava não é possível num futuro próximo, é necessário que as forças americanas permaneçam sem mudanças? É uma pergunta que o presidente deve responder".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;